No cenário corporativo brasileiro, a **IA generativa no Brasil** tem ganhado espaço rapidamente. Um estudo recente da Bain & Company revelou que um quarto das empresas já implementaram pelo menos um caso de uso baseado em inteligência artificial. Esse número representa um salto significativo em relação aos 12% registrados em 2024. Além disso, a pesquisa aponta que 67% das organizações consideram essa tecnologia uma prioridade estratégica.
Ainda de acordo com a pesquisa, 17% das empresas brasileiras já veem a IA como o principal foco de seus investimentos. Lucas Brossi, sócio da Bain, destaca o rápido crescimento da tecnologia e seu impacto na redefinição de modelos operacionais. Ele ressalta que a IA generativa impulsiona ganhos de eficiência e cria novas oportunidades de crescimento para as empresas que a adotam.
O estudo também aponta que as empresas que implementam a IA generativa têm alcançado um aumento de 14% na produtividade. Além disso, essas empresas também tiveram um crescimento de 9% nos resultados financeiros. Observou-se um leve aumento no número de organizações que estão na fase de experimentação ou que já possuem ao menos um caso de uso da tecnologia.
Apesar do avanço da IA generativa no Brasil, desafios como infraestrutura tecnológica e a escassez de talentos ainda são obstáculos. Ambos foram citados por 39% dos entrevistados como os principais entraves para uma implementação mais acelerada. As principais aplicações da IA generativa no país estão em ferramentas de produtividade, desenvolvimento de software, finanças e marketing.
A pesquisa da Bain destaca que a capacidade da IA generativa tem crescido em ritmo acelerado. Ao mesmo tempo, os custos de uso dos LLMs (modelos de linguagem de grande porte) caíram cerca de 95% desde 2022. Brossi comenta que a evolução da tecnologia passou por ondas de implementação, desde chatbots até agentes inteligentes proativos.
O uso da IA no dia a dia também está crescendo entre os brasileiros. Segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados afirmam estar familiarizados com ferramentas de IA. Já 17% deles utilizam essas ferramentas com frequência em suas atividades diárias.
As empresas que adotam a IA generativa como um motor de transformação estão remodelando suas estratégias. Assim, elas se posicionam à frente na busca por competitividade. A rápida evolução da tecnologia e a queda dos custos impulsionam a integração dessas ferramentas nos processos. Aquelas que não acompanharem essa tendência podem ficar para trás no mercado.
Via TI Inside