A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou que o governo americano irá monitorar as redes sociais de estudantes que solicitarem o Visto de estudante. A medida, divulgada em comunicado, exige que os perfis dos candidatos estejam abertos ao público para uma verificação detalhada. Essa ação ocorre em um contexto de políticas mais rigorosas para a entrada de estrangeiros nos EUA, conforme prometido durante a campanha do presidente Donald Trump.
A verificação “abrangente e minuciosa” nas redes sociais tem como objetivo identificar solicitantes que possam representar uma ameaça à segurança nacional. Segundo a embaixada, todas as informações disponíveis serão utilizadas durante a análise dos pedidos de visto. O Departamento de Estado, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores, adotou essa medida para proteger os Estados Unidos e seus cidadãos, mantendo altos padrões de segurança no processo de concessão de vistos.
A Embaixada dos EUA enfatizou que “obter um visto para os EUA é um privilégio, não um direito”. A representação diplomática complementou que os EUA devem manter uma vigilância rigorosa para garantir que os solicitantes não representem um risco à segurança dos americanos e aos interesses nacionais. A decisão sobre a concessão do visto é considerada, acima de tudo, uma questão de segurança nacional.
O governo americano precisa manter uma vigilância constante durante o processo de emissão de vistos, assegurando que os solicitantes não apresentem riscos aos cidadãos e aos interesses do país. Todos os candidatos devem comprovar sua elegibilidade para o tipo de visto solicitado, incluindo a intenção de participar exclusivamente de atividades compatíveis com os termos de sua admissão.
De acordo com a embaixada, os consulados americanos retomarão em breve o agendamento de entrevistas para Visto de estudante. A medida de monitoramento das redes sociais visa reforçar a segurança e garantir que apenas candidatos que não representem ameaças recebam a autorização para entrar nos Estados Unidos. Essa ação reflete o compromisso contínuo do governo americano com a segurança de seus cidadãos e a proteção de seus interesses nacionais.
Via G1