O governador Renato Casagrande (PSB) nomeou sete Ex-prefeitos no governo ES para cargos de indicação política. Essa movimentação ocorreu nos últimos 15 dias e envolve figuras políticas aliadas. Alguns buscaram a reeleição sem sucesso, enquanto outros cumpriram dois mandatos consecutivos.
Nomeações de Ex-prefeitos no governo ES
Fabrício Petri (PSB), ex-prefeito de Anchieta, é o mais recente nome nessa lista de Ex-prefeitos no governo ES. Petri, que governou Anchieta de 2017 a 2024, assumiu o cargo de assessor especial nível III na Secretaria da Casa Civil. Este setor é estratégico para a articulação política do governo.
Guerino Balestrassi (MDB), ex-prefeito de Colatina, assumiu a Secretaria de Recuperação do Rio Doce. Essa secretaria, criada recentemente, irá administrar os R$ 14,8 bilhões do acordo de Mariana, destinados ao Espírito Santo. Balestrassi governou Colatina entre 2001 e 2008, retornando em 2020.
Victor Coelho (PSB), que governou Cachoeiro de Itapemirim por oito anos, agora comanda a Secretaria de Turismo (Setur). Coelho apoiou Lorena Vasques (PSB) na última eleição, que não obteve sucesso nas urnas. Porém, Lorena agora ocupa a subsecretaria de Estudos, Negócios, Planejamento e Infraestrutura Turística da Setur.
Sérgio Vidigal (PDT), ex-prefeito da Serra, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). Vidigal, mesmo apto a concorrer à reeleição, optou por apoiar Weverson Meireles (PDT), contribuindo para sua vitória.
Alessandro Broedel, ex-prefeito de Sooretama, agora está à frente do Incaper. Broedel, eleito em 2016 pelo PSDB e reeleito em 2020 pelo Republicanos, conseguiu eleger seu sucessor em 2024.
Bruno Araújo, conhecido como Bruno Cinco Estrelas, ex-prefeito de Pedro Canário, assumiu a superintendência regional de Saúde de São Mateus. Eleito pelo PSDB em 2016 e reeleito pelo Republicanos em 2020, atualmente, Araújo está sem filiação partidária.
André Fagundes, ex-prefeito de Nova Venécia, é o novo diretor-geral do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus. Curiosamente, Fagundes foi derrotado na última eleição pelo candidato do PSB, partido do governador Casagrande.
A nomeação desses Ex-prefeitos no governo ES levanta questões sobre a distribuição de cargos políticos e a influência de alianças partidárias. Acompanhar os desdobramentos dessas nomeações e seus impactos na administração estadual será crucial nos próximos meses.
Via ES360