Febraban/PLDFT discute o papel da tecnologia na detecção e prevenção de crimes financeiros

Descubra como a VAAS, startup listada como uma das mais promissoras do Brasil, revoluciona a prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLDFT) com inteligência artificial. Saiba mais sobre as soluções de gestão inteligente de risco e compliance que a VAAS apresentará no Congresso PLDFT da Febraban.
21/10/2025 às 09:22 | Atualizado há 11 horas
               

A VAAS, startup brasileira de tecnologia especializada em gestão inteligente de risco, está entre as expositoras confirmadas no 15º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT) da Febraban, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, no Espaço Villa Blue Tree em São Paulo. Considerado o mais importante evento do setor, o Febraban/PLDFT terá como tema central “A evolução constante dos controles e as inovações esperadas”.

O congresso reunirá empresas e especialistas de diversas áreas do sistema financeiro, como compliance, controles internos e gestão de risco, com foco na exposição de soluções e discussão sobre o papel da tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), na detecção e prevenção de crimes financeiros.

A participação da VAAS ocorre em um momento estratégico, após a empresa ser listada no relatório “Cuantico VP Identifies Brazil’s Top Startups to Watch for 2026”, sendo apontada como uma das empresas mais promissoras do ecossistema de inovação do país para os próximos anos.

Gustavo Tremel, CEO da VAAS, destaca a importância de levar a tecnologia da startup para o debate. “Estar no congresso da Febraban é fundamental para debater como a IA está redefinindo o padrão de segurança e eficiência em PLDFT e compliance. Nossa missão é mostrar que é possível ter uma gestão de risco que não é só sobre seguir regras, mas sim usar a inteligência para tomar decisões melhores, mais rápidas e com rastreabilidade”.

A plataforma da VAAS utiliza agentes de IA para automatizar processos de due diligence, cruzar dados em tempo real, identificar comportamentos suspeitos e realizar análises de risco complexas, como detecção de fraudes com \”laranjas\” e monitoramento de transações suspeitas. Isso permite que a solução unifique dados e fluxos de decisão para compliance, crédito e prevenção a fraudes.

“Acabamos de ser listados como uma das top startups do Brasil para 2026, um reconhecimento que atesta a nossa capacidade técnica de entregar produtos sofisticados para o mercado B2B, exatamente como exige o setor financeiro. Nossa expectativa é apresentar como tarefas repetitivas, que consomem até 40% do tempo das equipes, podem ser substituídas por agentes de IA robustos e auditáveis, liberando os profissionais para análises estratégicas e diminuindo significativamente os falsos positivos e alertas irrelevantes”, conclui Tremel.

A VAAS, que já superou R$ 50 milhões em contratos ativos, promete transformar a gestão de riscos em um processo ágil, unificado e escalável para grandes empresas, trazendo velocidade e precisão para a tomada de decisão.

Para mais informações sobre a programação da Febraban/PLDFT, basta acessar a página oficial do evento no site https://febrabantech.febraban.org.br/evento/pldft/agenda.

Sobre a VAAS

 

A VAAS é uma empresa de tecnologia especializada em gestão de risco inteligente. Sua plataforma ajuda equipes a automatizar processos, unificar a gestão de riscos e tomar decisões com mais agilidade, autonomia e precisão. Fundada em Florianópolis e com presença em São Paulo, a VAAS combina experiência em inovação com soluções escaláveis, desenvolvidas para acompanhar as constantes evoluções do mercado de risco, compliance e crédito. Mais informações estão disponíveis no site vaas.live.

Via: Grayce Rodrigues

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.