O Google lançou em 2024 o Ask Photos no Google, uma funcionalidade integrada ao Google Fotos para dispositivos Android e iOS. Utilizando a inteligência artificial do Gemini, o Ask Photos no Google foi criado para facilitar a busca por imagens específicas dentro do aplicativo. Recentemente, essa ferramenta passou por melhorias e está sendo disponibilizada para um número maior de usuários.
Inicialmente, o Ask Photos no Google se destacou em responder a buscas complexas, como “indique fotos que seriam ótimos papéis de parede para o celular” ou “o que eu comi em Barcelona?”. Contudo, o sistema apresentava dificuldades em consultas mais simples, como “cachorro” ou “praia”, gerando insatisfação entre os usuários.
Para solucionar essa questão, o Google implementou uma abordagem que combina o mecanismo de busca tradicional do Google Fotos com a inteligência artificial do Gemini. Agora, ao realizar uma busca, o sistema tradicional entra em ação imediatamente, enquanto os modelos Gemini operam em segundo plano para identificar fotos que correspondam a consultas mais elaboradas.
Com essa integração, o Google Fotos exibe inicialmente um conjunto de imagens com base na busca clássica. Em seguida, o Gemini apresenta fotos ou informações adicionais encontradas a partir do prompt inserido pelo usuário. Essa estratégia permite que o usuário não precise alternar entre diferentes mecanismos de busca caso o Ask Photos no Google não apresente os resultados desejados. Além disso, a ferramenta baseada na tecnologia do Gemini pode ser desativada nas configurações do serviço.
É importante destacar que o Ask Photos no Google ainda está em fase experimental e, por isso, está disponível apenas nos Estados Unidos, embora esteja em processo de expansão. Mesmo nos EUA, o acesso à ferramenta está sujeito a alguns critérios: é necessário ter mais de 18 anos e utilizar a conta do Google configurada para o inglês dos Estados Unidos.
Ainda não há uma previsão oficial para a liberação do Ask Photos no Google em outros países. A expectativa é que essa ferramenta seja disponibilizada globalmente em breve, devido à sua utilidade.
Via Tecnoblog