O Google anunciou o Universal Commerce Protocol (UCP), uma plataforma que integra inteligência artificial para facilitar toda a jornada de compra, do planejamento ao pagamento com Google Pay. A novidade foi apresentada na NRF, principal feira global do varejo.
Em parceria com grandes varejistas como Shopify, Etsy e Walmart, o UCP permite que agentes de IA conversem e ofereçam recomendações e ofertas variadas sem sair da mesma interface. Isso pode transformar a experiência de compra, centralizando tudo em um único lugar.
O Google anunciou o Universal Commerce Protocol (UCP), uma plataforma aberta que vai permitir que o consumidor realize toda a compra usando a inteligência artificial Gemini, desde a busca até o pagamento pelo Google Pay. A novidade foi apresentada na NRF, principal feira global do varejo.
Desenvolvido em parceria com grandes varejistas como Shopify, Etsy, Wayfair, Target e Walmart, o UCP cria um padrão para que agentes de IA conversem entre si, eliminando a necessidade de integrações exclusivas para o comércio conversacional. O objetivo é facilitar recomendações, finalização da compra e atendimento pós-venda dentro da mesma interface.
Na prática, o consumidor poderá descrever o produto ideal ao Gemini e receber ofertas de diversas lojas conectadas ao UCP. Depois, concluirá o pagamento sem sair da plataforma. Segundo Sundar Pichai, CEO da Alphabet, em breve haverá um botão de compra diretamente nos serviços do Google.
A proposta surpreendeu varejistas brasileiros presentes no evento, já que empresas como Walmart e Target, concorrentes da Amazon, já embarcaram na iniciativa. Para especialistas, a mudança pode alterar o comportamento de compra nos EUA, onde o Google pode se tornar central na jornada do consumidor.
Pichai ressaltou que o UCP mantém o papel dos varejistas, permitindo estratégias como preços diferenciados e programas de fidelidade. O protocolo também foi desenvolvido para interagir com outros sistemas de IA e já conta com o apoio de 20 empresas. É uma aposta para popularizar o uso de agentes de IA no comércio.
Via Brazil Journal