As Obras do Cais das Artes em Vitória, Espírito Santo, seguem em ritmo acelerado, conforme a visita técnica realizada pelo governador Renato Casagrande. A comitiva, composta por técnicos e engenheiros, inspecionou o andamento da construção, que tem previsão de conclusão do museu para janeiro e das demais instalações para 2026, com um investimento total superior a R$ 150 milhões.
O projeto, que está sendo executado pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), enfrentou desafios desde seu início em 2010, incluindo a rescisão contratual com a empresa original e a paralisação das obras. O governador Casagrande destacou os esforços para a retomada do empreendimento, incluindo um acordo judicial homologado em julho de 2023.
A expectativa é que o Cais das Artes se torne um importante centro cultural para a população capixaba. O espaço contará com salas de exposições, museu, teatro, cafeteria e restaurante, com o objetivo de impulsionar o turismo e atrair eventos de grande porte, inclusive internacionais. As obras do Cais das Artes visam transformar a região em um polo de entretenimento, cultura e lazer.
Atualmente, as intervenções incluem a recuperação de estruturas metálicas, impermeabilização e instalação de dutos de ar. No teatro, já foram executadas alvenaria, construção de sanitários e bar, além da concretagem do piso. O museu recebeu a impermeabilização do piso de concreto e a instalação do sistema de climatização.
De acordo com o cronograma do DER-ES, as próximas etapas das Obras do Cais das Artes incluem a concretagem de pisos no teatro, instalações elétricas e hidrossanitárias, tratamento de concreto aparente e outras melhorias. Estão previstas também a manutenção da ponte rolante e do reservatório de água, além da continuidade da instalação do sistema de climatização do museu.
O diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, ressaltou a importância do Cais das Artes para o cenário cultural capixaba e nacional. Ele enfatizou que o novo espaço permitirá ao Espírito Santo receber espetáculos de grande porte, fortalecendo seu papel na valorização da arte e da cultura.