Governo do Estado investe em educação bilíngue com foco em formação inclusiva e Libras

Educação inclusiva Libras: ES investe em formação bilíngue, Libras e atendimento especializado para alunos surdos e com surdocegueira. Saiba mais!
23/04/2025 às 14:16 | Atualizado há 5 meses
Educação inclusiva Libras
Rede Estadual de Ensino: fortalecendo o atendimento a estudantes com deficiências auditivas. (Imagem/Reprodução: Es)

O **Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)**, celebrado em 24 de abril, ressalta a importância da luta por inclusão e reconhecimento da comunidade surda. No Espírito Santo, a Secretaria da Educação (Sedu) reafirma seu compromisso com a educação bilíngue, oferecendo atendimento educacional especializado e capacitação para os profissionais da área.

A rede estadual de ensino do Espírito Santo dispõe de uma estrutura completa para atender alunos com deficiência auditiva e surdocegueira. Atualmente, 88 estudantes surdos e 4 com surdocegueira estão matriculados em escolas estaduais, todos recebendo suporte de profissionais especializados, conforme previsto na legislação.

Entre os profissionais que atuam diretamente com os alunos estão o Intérprete e Tradutor de Libras, que auxilia em sala de aula; o Instrutor de Libras, responsável pelo ensino da Libras como primeira língua no contraturno; e o professor de Deficiência Auditiva, que ensina a Língua Portuguesa e desenvolve atividades pedagógicas em conjunto com os demais. Para os alunos com surdocegueira, também é garantido o atendimento por um professor especializado em deficiência visual.

Para ter acesso a esses serviços, a família do aluno deve realizar a matrícula e apresentar a documentação que comprove a deficiência. A direção da escola, então, solicita à Superintendência Regional de Educação (SRE) a contratação dos profissionais necessários, assegurando o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A Sedu está investindo em novas formações para os profissionais da área. Em abril, foram iniciados o Curso Básico de Libras e o Curso Avançado de Libras, que visam capacitar intérpretes e tradutores de Libras da rede estadual e das redes municipais de ensino. O objetivo é fortalecer a política de Educação inclusiva Libras e ampliar o alcance da formação continuada.

A iniciativa da Sedu demonstra um importante avanço na garantia do direito à Educação inclusiva Libras para estudantes surdos e com surdocegueira no Espírito Santo. Ao investir na formação de profissionais especializados e na oferta de atendimento educacional individualizado, a secretaria contribui para promover a inclusão e o desenvolvimento integral desses alunos.

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.