O Grupo Pão de Açúcar, um dos principais varejistas do Brasil, atingiu 100% de suas operações de média tensão provenientes de fontes de energia renovável. Em um comparativo com 2015, a empresa conseguiu reduzir em 51% as emissões de carbono dos escopos 1 e 2. Os dados foram divulgados em seu Relatório Anual e de Sustentabilidade, que mostra o progresso nas ações em prol da Sustentabilidade Grupo Pão de Açúcar. Com mais de 700 lojas e 39 mil colaboradores, a empresa coloca a sustentabilidade no centro de sua operação.
Erika Petri, diretora-executiva de Sustentabilidade, Recursos Humanos e Comunicação, destacou que a estratégia da companhia é baseada em seis pilares, onde a cultura ESG é fundamental. Segundo ela, o respeito ao meio ambiente e às pessoas é essencial para o crescimento da empresa. A empresa registrou uma queda de 6,9% em suas emissões em 2024, resultado de melhorias em refrigeração e energia renovável.
Além de estabelecer novas metas de redução de 70% das emissões até 2040, com 60% até 2030, as iniciativas ambientais do GPA abrangem diretrizes que visam combater as mudanças climáticas. As metas são monitoradas com base em normas internacionais, como GRI e SASB, e parte delas está atrelada à remuneração variável da liderança, incluindo a presença de mulheres em cargos estratégicos.
A sustentabilidade também é refletida na cadeia de suprimentos. Em 2024, 66,9% dos ovos das marcas da empresa foram adquiridos de sistemas de criações livres de gaiolas. Além disso, 51,2% das embalagens usadas foram recicláveis ou compostáveis. O Programa Qualidade desde a Origem, dedicado à rastreabilidade de produtos, e a parceria com a foodtech Food to Save visam ampliar a responsabilidade social e combater o desperdício.
A companhia reportou que sua agenda social tem resultados positivos, com 49,6% das lideranças sendo mulheres e mais de 50% de líderes negros, reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão. A plataforma Universidade do Varejo GPA oferece treinamento para todos os colaboradores, contabilizando 689 mil horas de capacitação no último ano.
Com foco em eficiência e governança, o GPA registra crescimento no faturamento, alcançando R$ 20 bilhões em 2024. A performance no e-commerce cresceu 18,2%, e as marcas exclusivas representaram 23% do total. A companhia busca continuidade em seus compromissos, engajando toda a sua cadeia de valor para construir uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
Via Exame