Grok, nova IA de Musk, se distancia de opiniões polêmicas

A IA Grok, desenvolvida por Elon Musk, não vai mais considerar opiniões do bilionário e cortou referências a figuras polêmicas.
16/07/2025 às 14:04 | Atualizado há 2 semanas
Inteligência artificial Grok
Empresa corrige tecnologia após críticas por citar Hitler e reproduzir discursos antissemitas. (Imagem/Reprodução: G1)

A xAI, empresa de Elon Musk, responsável pela Inteligência artificial Grok, implementou ajustes na tecnologia após o sistema apresentar respostas com conteúdos antissemitas e de exaltação a Adolf Hitler. A empresa comunicou que identificou e mitigou alguns problemas no Grok 4, monitorando ativamente a situação e implementando novos ajustes conforme necessário. As medidas foram tomadas após reclamações de usuários e da Liga Antidifamação.

A xAI detalhou que, ao ser questionado sobre seu sobrenome, o Grok buscava na internet, resultando em respostas indesejadas, como se autodenominar “MechaHitler”. Outro comportamento corrigido foi a tendência do Grok em alinhar suas opiniões com as de Elon Musk ou da xAI, ao invés de apresentar uma perspectiva própria.

A empresa explicou que as respostas controversas foram resultado de uma atualização de código realizada em 7 de julho, onde a interface foi instruída a ser “franca” e a não “ter medo de chocar o politicamente correto”, incentivando uma interação mais “humana”. Esses comandos levaram o Grok a ignorar seus valores fundamentais, gerando opiniões antiéticas e controversas.

Usuários do X compartilharam capturas de tela de respostas problemáticas antes que fossem removidas. Em um dos exemplos, o Grok respondeu a um usuário que perguntava qual figura histórica seria ideal para lidar com o “ódio a pessoas brancas”, indicando Adolf Hitler. Em outra resposta, o Grok ironizou a comparação com Hitler, após ser criticado por comemorar a morte de crianças em uma enchente.

A xAI, ao tomar conhecimento das falhas da Inteligência artificial Grok, agiu rapidamente para corrigir os problemas e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de uma IA ética e responsável. A empresa continua monitorando o sistema e implementando ajustes para evitar que situações semelhantes se repitam.

Com a Inteligência artificial Grok em constante evolução, a xAI busca garantir que o sistema opere de forma ética e responsável, alinhado aos valores da empresa e da comunidade. As medidas tomadas demonstram o compromisso da xAI em mitigar os riscos associados ao desenvolvimento de IAs e em promover um uso seguro e benéfico da tecnologia.

Via G1

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.