A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), responsável por gerenciar domínios na internet, facilita o acesso de pequenas empresas e organizações a domínios personalizados para empresas. Grandes corporações já utilizam domínios personalizados, como “.globo” ou “.itau”, pagos por altos valores. Agora, a ICANN busca democratizar esse recurso.
A entidade lançou no Brasil o Programa de Apoio ao Solicitante (ASP). A iniciativa visa tornar os domínios personalizados mais acessíveis a empresas com faturamento anual de até US$ 5 milhões. Daniel Fink, diretor de relacionamento com stakeholders da ICANN, reconhece que o custo em dólar e a variação cambial dificultavam o acesso das pequenas e médias empresas a esses domínios.
O registro de um domínio personalizado, conhecido como Domínio Genérico de Nível Superior (gTLD), custa US$ 227 mil. Com o programa ASP, o valor cai para US$ 45 mil. A ICANN espera ampliar o alcance dos domínios personalizados.
Além das empresas, ONGs e organizações sem fins lucrativos também podem se beneficiar do programa. A iniciativa visa diversificar a presença online dessas entidades, permitindo que utilizem domínios personalizados para empresas que fortaleçam suas marcas na internet. Apesar de não ter uma previsão de adesão, a ICANN aposta na democratização do acesso a esses recursos. O programa é inédito em mercados emergentes como o brasileiro.
O programa da ICANN representa uma oportunidade para pequenas empresas e organizações se destacarem na internet. Domínios personalizados para empresas reforçam a identidade online e facilitam a memorização da marca pelos usuários.
Via Startups