No competitivo mercado de restaurantes, a fidelização de clientes é um fator determinante para o sucesso. Durante o ANUGA Select Brazil 2025, o iFood destacou a importância da experiência do cliente no iFood como um ponto crucial para garantir a recorrência de pedidos. Segundo Cibele Oliveira, gerente comercial regional do iFood, um cliente fiel é aquele que realiza de três a quatro pedidos mensais no aplicativo.
Para Carlos Keiichi, do Fogo Alto, a fidelização ocorre após a sexta ou sétima compra. Cibele Oliveira enfatizou que uma experiência negativa pode impedir o retorno do cliente, elevando o custo de reaquisição. O iFood, por sua vez, investe em capacitação para aprimorar a experiência do cliente nos estabelecimentos e no delivery.
Com a crescente concorrência e a facilidade de realizar pedidos online, investir na capacitação dos restaurantes é fundamental. Cibele Oliveira ressalta a importância de fornecer ferramentas de conhecimento do cliente, entendimento da base, público e concorrência, permitindo que os restaurantes se destaquem e ofereçam um serviço diferenciado.
Durante o painel, os executivos, incluindo Fernando Nogarini, fundador da startup Repediu, discutiram a importância da qualidade do atendimento e agilidade na entrega, tanto no restaurante quanto no delivery. A personalização da experiência e o preço dos produtos são fatores importantes na recorrência da compra.
Fernando Nogarini enfatizou que o primeiro passo para qualquer operação é ouvir o consumidor atentamente, identificando erros e oportunidades de melhoria. A partir desse diagnóstico, é possível aplicar um playbook consolidado, com foco na educação e experiência do consumidor.
Nogarini explica que, após identificar as falhas internas, é necessário atuar em cada ponto, começando pelo produto, passando pela embalagem e finalizando na entrega. Garantir uma primeira impressão positiva é essencial para fidelizar o cliente e construir um relacionamento duradouro.
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Via Startupi