O Impacto da Inteligência Artificial na Vida dos Bilionários

Entenda as estratégias que bilionários adotam com inteligência artificial nos negócios e na vida pessoal.
08/06/2025 às 12:17 | Atualizado há 3 meses
Inteligência artificial nos negócios
65% dos super-ricos usam essa tecnologia na vida pessoal e 77% no trabalho. (Imagem/Reprodução: Forbes)

Uma pesquisa recente da Forbes revelou como os bilionários estão utilizando a Inteligência artificial nos negócios e em suas vidas pessoais. A análise demonstra que a maioria dos super-ricos já incorporou a IA em suas rotinas, seja para otimizar seus empreendimentos ou para atividades cotidianas. A pesquisa consultou as pessoas mais ricas do mundo, com uma média de idade de 66 anos, sobre seus hábitos com IA.

Os resultados indicam que 65% dos bilionários utilizam IA em suas vidas pessoais, enquanto 77% a empregam em seus negócios. Entre os entrevistados, Eric Lefkofsky, cofundador do Groupon e CEO da Tempus AI, destacou a importância do ChatGPT em sua rotina diária. Para ele, a decisão de priorizar a IA generativa foi um catalisador para o crescimento da Tempus AI e para melhorar a saúde dos pacientes.

Dos 45 bilionários que participaram da pesquisa, 27 afirmaram utilizar chatbots de IA, com 23 mencionando especificamente o ChatGPT. Além disso, 12 bilionários empregam assistentes virtuais com IA, o que pode indicar que a previsão de Bill Gates de que todos utilizariam um assistente virtual em cinco anos está se concretizando. Gates acredita que os agentes de IA democratizarão serviços que hoje são inacessíveis para a maioria das pessoas.

Outros bilionários, como Rob Hale, Anurang Jain, Eric Hemar, David Hoffmann e Charles Koch, também relataram o uso de robótica em seus negócios, juntamente com cinco bilionários anônimos. Joe Kiani, do setor de tecnologia médica, utiliza IA para análise de imagens de alimentos, enquanto outros a empregam para análise de negócios, elaboração de memorandos de investimento e resumo de artigos.

Apesar da crescente adesão, nem todos os bilionários estão convencidos sobre a IA. Nove deles afirmaram não utilizar IA em seus negócios, incluindo Stephen Smith, Norman Braman, Harsh Goenka e Patrick Neal. Neal, que se dedica à leitura, expressou preocupação com o impacto ambiental de suas atividades.

Via Forbes Brasil

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.