INSS suspende atendimento online e presencial entre 27 e 31 de janeiro

INSS terá seus serviços do Meu INSS, 135 e agências indisponíveis de 27 a 31/01 para manutenção. Saiba mais.
27/01/2026 às 16:22 | Atualizado há 4 horas
               
Serviços do Meu INSS e central telefônica indisponíveis até 31 de janeiro. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)

O INSS vai suspender temporariamente seus serviços online e presenciais a partir do dia 27 de janeiro até o dia 31. O site, o aplicativo Meu INSS e a central telefônica 135 ficarão fora do ar durante esse período para manutenção dos sistemas.

O atendimento presencial das agências estará suspendido entre os dias 28 e 30 de janeiro. O sistema PrevJud, que processa ordens judiciais, continuará ativo e as solicitações feitas por lá ficarão em fila até a retomada dos serviços.

Essa manutenção visa melhorar a estabilidade, segurança e eficiência dos sistemas, que têm enfrentado alta demanda nos últimos dias. Usuários com agendamentos nos dias afetados poderão consultar novas datas pelo app ou telefone 135 após o retorno.

A partir desta terça-feira (27), os canais de atendimento do INSS terão uma suspensão temporária. Essa parada é para manutenção nos sistemas da autarquia e vai até 31 de janeiro. Durante esse período, o site e o aplicativo Meu INSS, além da Central Telefônica 135, ficarão indisponíveis. O atendimento presencial nas agências também será suspenso entre os dias 28 e 30.

Apesar da manutenção, o sistema PrevJud, que recebe ordens judiciais, segue ativo. As solicitações feitas por esse canal ficam em fila até a retomada dos serviços. O INSS informou que a reforma visa melhorar a estabilidade, segurança e eficiência dos sistemas.

Nos últimos dias, o aplicativo Meu INSS sofreu com picos de uso que atingiram até 10 milhões de acessos em apenas dois dias, conforme a Dataprev, responsável pela operação do sistema. Para tentar amenizar os problemas, atendimentos especiais foram oferecidos nos dias 17, 18, 24 e 25.

Quem tinha agendamento nos dias em que o atendimento estará suspenso poderá verificar a nova data pelo app ou pelo telefone 135 após o retorno das atividades. Além disso, o instituto também adiou o prazo para contestar descontos indevidos.

Via TecMundo

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.