Em 2025, o banco BV consolidou o uso da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) como peça-chave em suas operações, principalmente no pós-venda de financiamentos de veículos. O banco criou um Centro de Excelência para garantir governança segura e eficiente na aplicação dessa tecnologia.
Como resultado, houve aumento de 30% no atendimento a clientes e redução de 73% nas rechamadas no período de 30 dias. Além disso, a instituição investiu em treinamentos para mais de 2.600 funcionários, reforçando a importância do preparo humano na potencialização da tecnologia.
Com R$ 59 milhões de ganhos financeiros e melhorias em várias áreas, o BV planeja expandir o uso da GenAI em 2026, focando na cultura organizacional, ferramentas e governança para aprimorar ainda mais o relacionamento com os clientes.
Em 2025, a Inteligência Artificial Generativa se consolidou como componente central na estratégia do banco BV, deixando de ser apenas experimental. O banco criou um Centro de Excelência para GenAI em 2024, que definiu diretrizes e governança para expandir o uso da tecnologia com segurança e ética. Entre os avanços, destacam-se agentes multimodais que automatizam interações no pós-venda de financiamentos de veículos, atendendo 30% mais clientes e reduzindo em 73% as rechamadas em 30 dias.
No desenvolvimento de software, o banco usa 600 licenças de ferramentas assistidas por código e agentes em diversas fases do ciclo de vida, incluindo apoio a Product Managers. Áreas como Jurídico, Marketing e Financiamento de Veículos também adotam inteligência aumentada para melhorar métricas e estratégias comerciais. O programa de AI Literacy treinou mais de 2.600 funcionários, ressaltando a importância da preparação humana para potencializar a tecnologia.
Os resultados mostram ganhos concretos: 30% de eficiência no desenvolvimento, com R$ 59 milhões em benefícios financeiros, e redução de 78% nas rechamadas no atendimento ao cliente, com agentes sete vezes mais resolutivos. O banco estruturou sua governança para balancear rapidez e segurança, combatendo iniciativas paralelas não supervisionadas e enfrentando desafios de integração com sistemas legados e qualidade dos dados.
Para 2026, o BV planeja fortalecer pessoas e cultura, ferramentas e governança, acelerar entregas tecnológicas, ampliar assistentes internos e melhorar o relacionamento com clientes. O foco é ampliar o uso da inteligência artificial generativa alinhada a objetivos claros e responsáveis.
Via TI Inside