IR 2025: Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição

Confira quem pode receber a restituição do Imposto de Renda 2025 a partir de segunda-feira, dia 23.
19/06/2025 às 11:01 | Atualizado há 2 meses
Restituição do Imposto de Renda
Consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025 começa na próxima semana. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

A Restituição do Imposto de Renda 2025, um tema sempre aguardado com grande expectativa, terá seu segundo lote de consulta liberado pela Receita Federal na próxima semana. Os contribuintes poderão verificar se estão incluídos neste lote a partir das 10h da manhã do dia 23 de junho, uma segunda-feira, com o pagamento programado para o dia 30 de junho.

Este segundo lote de restituições segue as novas regras de prioridade estabelecidas pela Receita Federal. Estas regras beneficiam os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e indicaram o Pix como meio de recebimento, desde que a chave Pix utilizada seja o CPF do titular.

A priorização dos lotes de Restituição do Imposto de Renda é definida da seguinte forma: Primeiramente, são priorizados os contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos. Em seguida, aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, além de pessoas com deficiência e portadores de moléstias graves. A terceira prioridade são os contribuintes cuja maior fonte de renda provém do magistério. Logo após, estão os que utilizaram a declaração pré-preenchida e escolheram receber a restituição via Pix, seguidos pelos demais contribuintes.

O processo de restituição é dividido em cinco lotes, com os pagamentos efetuados sempre no último dia útil de cada mês, no período de maio a setembro. O cronograma já divulgado é o seguinte: o primeiro lote foi pago em 30 de maio, o segundo está previsto para 30 de junho, o terceiro para 31 de julho, o quarto para 29 de agosto, e o quinto e último lote para 30 de setembro.

Para consultar se você está incluso neste lote da Restituição do Imposto de Renda, o procedimento é simples. Basta acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”, e em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. Será necessário informar o número do CPF e a data de nascimento para verificar a situação da sua declaração.

Caso seja identificada alguma pendência na declaração, é possível realizar a retificação para corrigir as informações necessárias. Além do site, a consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones, onde também é possível verificar a situação do CPF. Após acessar o sistema, todas as informações referentes à declaração e o valor da restituição, se houver, estarão disponíveis para consulta.

Esteja atento ao calendário e não perca os prazos para verificar sua situação e receber a Restituição do Imposto de Renda o mais breve possível. Manter seus dados atualizados e optar pela declaração pré-preenchida são medidas que podem agilizar o processo e garantir a prioridade no recebimento.

Via Money Times

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.