Jerome Powell alerta sobre fim de juros do Fed em reservas

Jerome Powell faz um alerta sobre as implicações do fim do pagamento de juros sobre reservas pelo Fed.
25/06/2025 às 17:48 | Atualizado há 2 meses
Pagar juros sobre reservas
Caminho difícil e incerto para restaurar reservas escassas, alerta Powell. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

Em um recente depoimento ao comitê do Senado, Jerome Powell, chair do Federal Reserve, abordou a questão da capacidade do banco central dos Estados Unidos de pagar juros sobre reservas. Powell alertou que qualquer tentativa de remover essa prerrogativa seria um processo complexo, demorado e com potenciais efeitos colaterais no sistema financeiro.

Powell destacou que retornar a um sistema de reservas escassas seria um “caminho longo, acidentado e volátil”. Ele expressou sua não recomendação para tal medida, argumentando que ela não resultaria em economia de recursos. O chair do Fed enfatizou que a capacidade de pagar juros sobre as reservas é uma ferramenta importante para a implementação da política monetária.

Implementado em 2008, esse poder permite ao Fed remunerar as instituições financeiras pelos depósitos mantidos no banco central. Essa medida ganhou relevância durante a crise financeira, quando o Fed reduziu as taxas de juros a patamares próximos de zero e iniciou a compra massiva de títulos para estimular a economia.

Antes de 2008, o Fed mantinha as reservas do sistema em níveis baixos, intervindo regularmente para manter a taxa básica em linha. Após a crise, a compra de títulos elevou os níveis de reserva, e o Fed passou a utilizar o pagamento de juros para manter a taxa básica alinhada.

O desafio para o Fed reside no fato de que, embora o sistema tenha gerido as taxas de curto prazo, isso resultou em perdas financeiras para o banco central. Como instituição autofinanciada, o Fed está pagando mais aos bancos para controlar as taxas do que ganha com os títulos que detém.

Essa situação interrompeu um ciclo em que o banco central contribuía para o financiamento do governo, repassando os lucros excedentes. A expectativa é que o Fed leve algum tempo para restabelecer sua lucratividade. O banco central tem reiterado que seus lucros e prejuízos não comprometem sua capacidade de atingir as metas de política monetária.

O senador Ted Cruz tem defendido o fim do poder do Fed de pagar juros sobre reservas aos bancos, argumentando que essa medida contribuiria para a redução dos déficits. Em resposta aos senadores, Powell afirmou que a ideia de que a remoção desse poder geraria economia é uma “ilusão” e que “não é o caso”.

Powell acrescentou que um sistema financeiro com liquidez robusta auxilia os bancos a terem os recursos necessários para conceder empréstimos. Ele reiterou a dificuldade de extinguir o poder de pagar juros sobre reservas, descrevendo a reversão como uma opção complexa, demorada e volátil, que levaria anos para ser implementada.

Via InfoMoney

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.