Lista Forbes: as 10 melhores empresas dos EUA

Forbes divulga lista anual das melhores empresas americanas. Berkshire Hathaway em 1º, Amazon sobe para 2º. Conheça critérios como finanças, satisfação de funcionários e inovação. Veja o ranking completo.
26/11/2025 às 06:23 | Atualizado há 21 horas
               
Melhores empresas dos EUA
Berkshire Hathaway em 1º, Amazon salta de 169º para 2º!. (Imagem/Reprodução: Forbes)

A Forbes publicou sua segunda lista anual das melhores empresas dos Estados Unidos, avaliando mais de 100 métricas em categorias como desempenho financeiro, satisfação de clientes e funcionários, segurança e inovação.

Berkshire Hathaway lidera o ranking, com Amazon em segundo lugar após pular da 169ª posição. O top 10 inclui Royal Caribbean, Morgan Stanley e NVIDIA. Empresas destacam equilíbrio entre lucros, pessoas e tecnologia, com maior presença feminina na liderança.

A Forbes divulgou sua segunda edição anual das melhores empresas dos EUA. A lista avalia centenas de fatores, como desempenho financeiro, satisfação de clientes, funcionários felizes, segurança, cobertura na mídia e consistência em produtos e profissionais.

A Berkshire Hathaway ficou em primeiro lugar. A Amazon subiu para o segundo, saindo da 169ª posição no ano passado. Isso graças a bons resultados financeiros nos últimos cinco anos, confiança dos clientes e maior satisfação dos empregados.

Na Amazon, investimentos em IA e automação melhoram trabalhos em armazéns. J. Ofori Agboka, vice-presidente de pessoas, destaca o milionésimo robô implantado. Eles levantam itens, cortam distâncias a pé e assumem tarefas repetitivas. Isso cria novos cargos com foco em resolução de problemas.

A empresa não corta vagas, mas as transforma. Nos últimos 10 anos, gerou mais empregos nos EUA que qualquer outra. Oferece treinamentos em mecatrônica, robótica e pagou mensalidades universitárias para mais de 7.000 funcionários.

Representatividade feminina na liderança impacta o sucesso. Emma Helbo, da Denominator, parceira de dados da Forbes, nota que mais mulheres nos conselhos correlacionam com melhores notas de crédito. No topo da lista, média de 38% de mulheres na gestão e 40% nos conselhos, contra 20% e 29% no fundo.

Top 10:

  • 1. Berkshire Hathaway (Serviços financeiros, Nebraska, 1839)
  • 2. Amazon (Varejo, Washington, 1994)
  • 3. Royal Caribbean Group (Viagem, Flórida, 1985)
  • 4. Morgan Stanley (Bancário, Nova York, 1935)
  • 5. Delta Air Lines (Aviação, Geórgia, 1924)
  • 6. NVIDIA (Semicondutores, Califórnia, 1993)
  • 7. Southwest Airlines (Aviação, Texas, 1967)
  • 8. Apple (Eletrônica, Califórnia, 1976)
  • 9. JPMorgan Chase (Bancário, Nova York, 2000)
  • 10. Publix Super Markets (Varejo, Flórida, 1930)

A metodologia usa mais de 100 métricas em 11 categorias, de empresas abertas, privadas e estrangeiras com filiais nos EUA. Veja a lista completa de 500 aqui.

Essas empresas mostram que equilíbrio entre finanças, gente e inovação sustenta posições altas. Fique de olho em atualizações futuras.

Via Forbes Brasil

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.