O que há em comum entre personagens bíblicos rejeitados, pessoas anônimas e vidas marcadas por limitações e falhas? Para o pastor, psicólogo e mestrando em Teologia Marcos Petrucci, autor de “Os improváveis que Deus usa”, a resposta é simples: todos foram transformados por Deus em instrumentos de impacto e esperança. O livro, que será lançado no próximo domingo, dia 9, mostra como a força divina se revela justamente nas fraquezas humanas.
O lançamento acontecerá às 18h30 no Centro de Celebrações de Vitória da Primeira Igreja Batista de Jardim Camburi (PIBJC). Após o culto, o público poderá participar de um momento de venda e autógrafos da obra.
Em seu novo livro, o pastor titular da PIBJC convida o leitor a refletir sobre como Deus transforma limitações em instrumentos de força e propósito. A partir de histórias bíblicas e experiências pessoais, Petrucci mostra que a ação divina frequentemente se manifesta por meio de pessoas comuns, muitas vezes fracas, esquecidas, falhas e até rejeitadas pela sociedade.
“A Bíblia está repleta de pessoas que, aos olhos humanos, jamais seriam escolhidas para grandes feitos. Mas Deus não busca os perfeitos, Ele usa os disponíveis. Não procura os que se julgam capazes, mas os que confiam plenamente n’Ele. Com isso, Deus transforma fragilidade e limitações em força, derrota em vitória, fraquezas em oportunidades e improbabilidades em exemplos de fé”.
Petrucci, que também é coordenador da Visão de Igreja Multiplicadora da Junta de Missões Nacionais (JMN) nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, dedica parte da obra à sua própria trajetória e à de seu pai, Jopencil, a quem chama de “o improvável de apenas um pulmão”, cuja vida é um testemunho de sabedoria, fé, determinação e perseverança.
“Meu pai é um exemplo vivo de que Deus não se impressiona com status ou circunstâncias favoráveis. Ele olha para corações dispostos a obedecer, servir e confiar n’Ele”, ressaltou.
O livro “Os improváveis que Deus usa” conduz o leitor por narrativas de dezenas de personagens bíblicos, como os pescadores da Galileia (Tiago e João) e missionários improváveis (Barnabé), que, apesar das limitações, se tornaram instrumentos poderosos nas mãos de Deus.
“Cada um deles nos mostra que o que parece impossível para o homem é plenamente possível para Deus. Talvez você se sinta pequeno ou indigno de ser usado por Deus, mas essa obra mostra que ninguém é improvável demais para Ele. Deus se especializa em transformar histórias quebradas em canais de esperança”, explicou o autor.
O livro propõe uma reflexão sobre propósito, fé e o poder transformador da graça divina. “Quero encorajar os leitores a enxergarem o seu valor e seu chamado, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis, e perceberem que os improváveis da Bíblia não estão tão distantes de nós. Prepare-se para ser confrontado, inspirado e desafiado. Ao estudarmos as histórias, somos lembrados de que a mesma mão que levantou essas pessoas improváveis é a que continua a operar hoje”.
SERVIÇO
Lançamento do livro Os improváveis que Deus usa, de Marcos Petrucci – Editora Intencionais
Data: domingo, 9 de novembro
Horário: 18h30
Local: Centro de Celebrações de Vitória, na Primeira Igreja Batista de Jardim Camburi – Avenida José Maria Vivácqua Santos (Norte Sul), nº 720
Valor: R$ 49,90
Vendas no Centro de Celebrações em dias de culto e também na secretaria da PIBJC, no templo sede, em horário comercial: Rua Italina Pereira Motta, nº 500, Jardim Camburi, Vitória
SOBRE O AUTOR
Marcos Petrucci é pastor titular da PIBJC, psicólogo, escritor, com cursos em Capelania Hospitalar, Aconselhamento Pastoral e Psicologia Pastoral, mestrando em Teologia nos EUA e coordenador e mentor na Visão de Igreja Multiplicadora da Junta de Missões Nacionais (JMN) nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Via: Kelly Kalle
