O escritório Mattos Filho anuncia a contratação de Victoria Villela como nova sócia da área de reestruturação, setor que ganhou destaque com os recentes desafios econômicos do Brasil.
Victoria traz experiência do Felsberg Advogados e reforça a equipe que atende credores e investidores, oferecendo uma visão ampla incluindo o lado do devedor.
Com mercado de reestruturação em crescimento acelerado, essa movimentação expande a capacidade do Mattos Filho para lidar com casos complexos em um cenário de juros altos e alta demanda judicial.
O escritório Mattos Filho anuncia a chegada de Victoria Villela para fortalecer sua área de reestruturação, um setor que tem se destacado no escritório em meio ao cenário econômico brasileiro. A área tem ganhado cada vez mais importância dentro do escritório, especialmente com a taxa Selic em 15%.
Victoria Villela junta-se ao Mattos Filho após cinco anos no Felsberg Advogados, com experiências anteriores no Bermudes e Pinheiro Neto. A profissional será a quinta sócia na prática de reestruturação, que passou a ser uma área independente há dois anos, coordenada por Marcelo Ricupero.
O Mattos Filho foca em atender credores e investidores, e já assessorou os credores da Azul no processo de Chapter 11 da companhia aérea. A chegada de Victoria Villela complementa a equipe, trazendo consigo um conhecimento do lado do devedor, o que é visto como um diferencial estratégico.
Marcelo Ricupero enfatiza que a área de reestruturação é um ponto chave para o escritório, e o perfil de Victoria se encaixa perfeitamente na equipe. A experiência da nova sócia, que assessorou a recuperação judicial da Rodovias do Tietê e representou debenturistas da Americanas e investidores da Casas Bahia, é um reforço importante.
O modelo de remuneração do Mattos Filho facilita a entrada de novos sócios, com uma divisão em níveis e um percentual do lucro do escritório variando conforme o nível do sócio. Atualmente, a área de reestruturação representa menos de 10% do faturamento total do escritório, que foi de R$ 1,7 bilhão no ano passado.
Apesar de representar uma fatia menor do faturamento, a área de reestruturação tem apresentado um crescimento acima da média do escritório. Em 2024, enquanto o Mattos Filho cresceu 14%, a área de reestruturação expandiu mais de 30%.
Esse movimento do Mattos Filho ocorre em um momento de alta demanda por reestruturações, impulsionada pelos juros altos e restrição de crédito. Em 2023, o Brasil registrou 2.273 pedidos de recuperação judicial, um aumento de 62% em relação ao ano anterior, o maior número desde 2006, com projeções de novo recorde para este ano.
O mercado de reestruturação tem evoluído, com soluções mais sofisticadas que vão além da renegociação de termos e condições. As novas abordagens envolvem conversão de dívida e emissão de bonds atrelados a ativos, oferecendo soluções mais estruturais e definitivas.
A chegada de Victoria Villela ao Mattos Filho surge em um momento crucial, com o mercado de reestruturações aquecido e a necessidade de soluções mais complexas. A expectativa é que sua experiência e visão estratégica fortaleçam ainda mais a atuação do escritório nesse cenário desafiador.
Via Brazil Journal