A gigante chinesa Meituan no Brasil, líder no setor de delivery, está se preparando para entrar no mercado brasileiro com um investimento robusto de R$ 5,6 bilhões nos próximos cinco anos. O anúncio, feito em Pequim pelo CEO da Meituan, Wang Xing, promete acirrar a competição com o iFood, que atualmente domina o cenário nacional de entregas de comida. Essa expansão já era ventilada desde abril de 2025, segundo informações do NeoFeed.
A operação da Meituan no Brasil será liderada pela KeeTa, sua subsidiária responsável pelas operações em Hong Kong e na Arábia Saudita, de acordo com a Bloomberg Linea. Ainda não há uma data definida para o início dos serviços, mas especula-se que a estreia ocorra entre o final de 2025 e o início de 2026. Inicialmente, o foco estará no delivery de refeições, embora na China a empresa atue em diversas áreas, como venda de ingressos, entrega de medicamentos e reservas de viagens.
O principal concorrente da Meituan no Brasil será o iFood, que detém cerca de 70% do mercado de delivery de refeições. O iFood tem investido na expansão de seus serviços, incluindo soluções de gestão para restaurantes. A 99 também planeja investir R$ 1 bilhão para relançar o 99Food, buscando desafiar o iFood. Além disso, a Rappi, que já atua no país, anunciou um investimento de R$ 1,4 bilhão até 2028 para aumentar sua participação no mercado, com o objetivo de dobrar o número de parceiros e oferecer isenção de taxas para restaurantes.
O Brasil é considerado o quarto maior mercado de delivery do mundo. Em 2024, o setor movimentou R$ 455 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A chegada da Meituan promete intensificar a competição e trazer novas opções para consumidores e estabelecimentos.
Via Tecnoblog