Mercado observa dados do Banco Central e cenário político em semana curta; Ibovespa atrai atenção em 22 de dezembro

Em semana curta, mercado acompanha dados do BC e sinais da corrida presidencial; confira o que pode impactar o Ibovespa hoje.
22/12/2025 às 07:41 | Atualizado há 6 horas
               
Mercado em pausa nos dias 24 e 25, foco em movimentações antes do feriado de Natal. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

A semana no mercado financeiro será mais curta devido ao feriado de Natal, com a bolsa fechada nos dias 24 e 25. Nesta sexta-feira (22), o foco está na divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central, que traz projeções importantes para a economia brasileira.

Paralelamente, a corrida presidencial de 2026 começa a ganhar destaque, com o avanço da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro e discussões sobre a viabilidade de sua campanha. O cenário político influencia a percepção dos investidores.

No mercado, o Ibovespa fechou em leve alta, enquanto o dólar teve pequeno avanço. O equilíbrio nas bolsas internas e internacionais reflete a cautela dos investidores diante dos eventos econômicos e políticos desta semana.

Em uma semana encurtada pelo feriado de Natal, que suspenderá as operações da bolsa de valores nos dias 24 e 25, os investidores já focam em 2026. O destaque desta sexta-feira (22) é a divulgação do Relatório Focus pelo Banco Central, trazendo novas projeções para a economia brasileira.

No cenário político, as atenções se voltam para as eleições presidenciais do próximo outubro. A pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, senador e representante da direita, é vista como praticamente confirmada. Uma pesquisa do Instituto Genial/Quaest indicou que 49% dos brasileiros acreditam que ele seguirá na disputa até o fim, enquanto 38% enxergam sua candidatura como uma estratégia para negociar interesses do clã liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, sugeriu que, caso a candidatura de Flávio não mostre viabilidade até março, Jair Bolsonaro pode não arriscar a disputa presidencial.

Internacionalmente, a tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela cresce, com a Guarda Costeira dos EUA perseguindo navios-tanque perto da Venezuela, ação parte de um bloqueio anunciado por Donald Trump. Os conflitos têm resultado em mais de 100 mortes em ataques próximos à costa venezuelana.

Nos mercados, o Ibovespa fechou em alta de 0,35%, a 158.473,02 pontos. Enquanto isso, o dólar avançou 0,11%, cotado a R$ 5,5297. O iShares MSCI Brazil (EWZ), principal ETF brasileiro em Nova York, subia 0,58% no pré-market, a US$ 31,35. Bolsas asiáticas tiveram desempenho misto; europeias e futuros americanos oscilaram.

Via Money Times

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.