Morre Erich von Däniken, autor da teoria da arqueologia alienígena

Erich von Däniken, escritor suíço e divulgador da arqueologia alienígena, faleceu aos 90 anos após breve internação.
12/01/2026 às 18:42 | Atualizado há 3 horas
               
Morreu aos 90 anos o autor do best-seller internacional Eram os Deuses Astronautas. (Imagem/Reprodução: Redir)

O escritor suíço Erich von Däniken, conhecido pela teoria da arqueologia alienígena, morreu aos 90 anos em Unterseen, próximo a Berna. Ele ficou famoso por defender que civilizações antigas receberam visitas extraterrestres que teriam transmitido conhecimentos tecnológicos.

Autor do livro best-seller “Eram os Deuses Astronautas?”, Von Däniken vendeu mais de 60 milhões de cópias mundialmente e influenciou séries como “Arquivo X” e “Alienígenas do Passado”. Apesar das críticas científicas, manteve suas convicções até o fim.

Von Däniken também teve passagens controversas, com problemas legais na sua juventude. Seu legado mistura curiosidade, controvérsia e uma forte influência cultural que permanece viva mesmo após sua morte.

O escritor suíço Erich von Däniken, conhecido como o pai da arqueologia alienígena, faleceu aos 90 anos após uma breve internação em Unterseen, perto da capital suíça, Berna. Seu nome ficou marcado pela defesa da ideia de que antigas civilizações, como maias e egípcios, foram visitadas por extraterrestres que teriam transmitido conhecimentos tecnológicos, possibilitando a construção de estruturas como as pirâmides.

Von Däniken alcançou fama mundial em 1968 com o best-seller Eram os Deuses Astronautas?, que vendeu mais de 60 milhões de cópias traduzidas para mais de 30 idiomas. Ele publicou mais de 40 livros, misturando teorias sobre visitas alienígenas com história, apesar da rejeição de grande parte da comunidade científica.

Antes de ser escritor, trabalhou como garçom e barman e teve episódios de problemas legais relacionados a fraudes e sonegação de impostos. Suas teorias ganharam força nas décadas de 1970 e 1980, impulsionadas por palestras e documentários, inclusive influenciando séries como Arquivo X e o programa Alienígenas do Passado, do History Channel.

Apesar de críticas rotulando suas ideias como fantasiosas, von Däniken manteve-se firme em suas convicções até a morte, afirmando que suas bases permanecem válidas. Seu legado inclui uma mistura de curiosidade pública e controvérsia, que continua a atrair seguidores e críticos.

Via Folha de S.Paulo

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.