O estado de Mato Grosso do Sul se prepara para receber até R$ 20 bilhões em investimentos rodoviários MS ao longo da próxima década. A confirmação foi dada pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) durante uma entrevista ao programa Macro em Pauta, da EXAME. O foco, segundo Riedel, está em projetos que apresentam viabilidade econômica, permitindo a atração de capital privado.
Um dos projetos significativos envolve 870,3 quilômetros das rodovias BR-262/267 e MS-040/338/395, com um edital que prevê 30 anos de contrato e R$ 10,1 bilhões para modernização da infraestrutura. Essa rodovia é crítica para conectar a capital, Campo Grande, ao Sudeste do Brasil e atravessa nove municípios, impactando diretamente 1,2 milhão de moradores.
Outro projeto importante se refere à rodovia BR-163, considerada estratégica para o escoamento da produção agroindustrial no Brasil. A operação dessa estrada de 847,2 quilômetros ficará a cargo da concessionária Motiva, que venceu o certame sem concorrência. Esse trecho contará com um contrato de 29 anos e deverá receber R$ 9,3 bilhões em investimentos.
Além do foco em rodovias, Riedel anunciou a chegada do setor de laranja ao estado. Com o aumento da incidência do greening em São Paulo, muitos produtores estão buscando novas áreas para cultivar. O governador destacou que a laranja é uma cultura nova em Mato Grosso do Sul, que se mostra promissora para o agronegócio local.
Ele garantiu que o estado está se preparando sanitariamente para assegurar condições adequadas para os investidores, além de oferecer infraestrutura apropriada. Embora a indústria de processamento de laranja ainda não tenha sido estabelecida, Riedel acredita que, com o aumento da área cultivada, a indústria logo será uma realidade em Mato Grosso do Sul.
O Grupo Cutrale, uma das maiores empresas do setor de laranja, já apresentou um projeto ao governador para desenvolver a produção em Sidrolândia, com um cenário inicial de 5 mil hectares destinados ao cultivo.
Essa movimentação no campo dos investimentos rodoviários MS e o aceno para a agricultura de laranja podem gerar significativo impacto no desenvolvimento econômico e na infraestrutura do estado, com potencial de beneficiar diversas áreas e garantir um crescimento sustentável para o futuro.
Via EXAME