Nater Coop premia produtores que se destacam em qualidade do café
Em sua 15ª edição, o Prêmio Pio Corteletti distribuiu R$ 70 mil em prêmios entre os cafeicultores reconhecidos
O Prêmio Pio Corteletti, instituído pela Nater Coop para estimular a produção de cafés especiais, realizou na última sexta-feira (12), a premiação dos vencedores da sua 15ª edição. Entre os 26 finalistas, 10 tiveram seus cafés reconhecidos e dividiram uma premiação de R$ 70 mil. De municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, os cafeicultores foram premiados nas categorias arábica e conilon.
O prêmio valoriza a busca contínua pela qualidade do café, incluindo o cuidado em todas as etapas da produção e a adoção de boas práticas, com foco em inovação e sustentabilidade. Além de estimular a qualidade, o objetivo é valorizar o produtor rural reconhecendo o trabalho, a dedicação e o conhecimento de quem produz cafés de excelência.
Além do prêmio financeiro, os produtores receberam certificados durante a cerimônia, realizada em Venda Nova do Imigrante. Os premiados são dos municípios de Castelo, Afonso Cláudio e Santa Teresa (ES), e de Santa Margarida (MG).
“O Prêmio Pio Corteletti é uma iniciativa que valoriza a qualidade, incentiva a evolução contínua e fortalece a cafeicultura, colocando o produtor no centro desse processo. Para a nossa cooperativa, apoiar e realizar esse prêmio é reafirmar nosso compromisso de caminhar ao lado de quem produz, acreditando no poder da cooperação para gerar desenvolvimento, valor e futuro para o agro”, destaca Denilson Potratz, presidente da Nater Coop.
A cerimônia de premiação também destacou a importância do papel feminino na cafeicultura, ressaltando a atuação das mulheres no setor, marcada por sensibilidade, coragem e dedicação. A Nater Coop avalia que elas representam a força da união familiar e demonstram que o futuro da cafeicultura é construído com cooperação, talento e propósito.
Ganhadores do Prêmio Pio Corteletti 2025
Categoria Conilon
1º Lugar – Edigar Pires Sartori | Castelo – ES
2º Lugar – João Henrique Kopp | Afonso Cláudio – ES
3º Lugar – Olomar Reetz | Afonso Cláudio – ES
4º Lugar – Clenildo Zandonadi | Afonso Cláudio – ES
5º Lugar – Jarlete da Penha Sotelle | Santa Teresa – ES
Categoria Arábica
1º Lugar – Valdeir Dalcin Tomazini | Castelo – ES
2º Lugar – Fabiano Tomazini Nalli | Castelo – ES
3º Lugar – Jamilson Cezati | Castelo – ES
4º Lugar – Rosangela Moura Alves | Santa Margarida – MG
5º Lugar – Gilcimar Spavier | Castelo – ES
_______________________________________________________________________
Sobre a Nater Coop – Com 60 anos de história, a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Nater Coop) conta com mais de 24 mil cooperados, mais de 1.400 colaboradores e se relaciona com cerca de 30 mil produtores rurais. A instituição tem 42 lojas de produtos agropecuários no Espírito Santo e em Minas Gerais, além de rede própria de atendimento que inclui postos de combustíveis e lojas de conveniência. Fazem parte da Nater Coop as marcas Veneza (alimentos), Pronova (café), Rações Coope (nutrição animal), Liva (ovos), Rede Nater (Postos), ConvenON (conveniências) e Vexgo (logística). A cooperativa, com sede em Santa Maria de Jetibá, é a maior empresa do Espírito Santo na área do agronegócio (agricultura e pecuária) e exporta para mais de 40 países.
Via: Thiago Mozzer
