Após a OpenAI manifestar interesse, a Perplexity AI também expressou o desejo de comprar o Chrome, caso o Google seja forçado a vender o navegador. Dmitry Shevelenko, um dos diretores da Perplexity, revelou essa intenção durante a audiência sobre o caso de monopólio do Google.
A Perplexity, apesar de ser uma empresa de IA com menor presença no mercado em comparação com gigantes como OpenAI, Microsoft e Google, tem atraído investimentos significativos impulsionados pelo crescimento do setor de inteligência artificial.
Afinal, qual o interesse dessas empresas em comprar o Chrome? A resposta pode estar na integração de suas IAs generativas e agentes de IA diretamente no navegador, líder de mercado. O chefe de produto do ChatGPT já mencionou que a OpenAI poderia criar uma experiência incrível ao integrar o chatbot ao Chrome.
Além disso, comprar o Chrome representa uma grande oportunidade financeira. Mesmo que o Google não possa impedir que seu buscador continue sendo o serviço padrão do navegador, outras empresas, como a Microsoft com o Bing, poderiam pagar para assumir essa posição no navegador mais popular do mundo.
Shevelenko não detalhou todos os motivos que levariam a Perplexity a comprar o Chrome, mas mencionou que não gostaria de ver a OpenAI adquirindo o navegador, pois teme que a rival abandone a política de código aberto do Chromium.
Outro fator que pode motivar a Perplexity a comprar o Chrome é a praticidade de adquirir um navegador já estabelecido em vez de desenvolver um do zero. A empresa anunciou seu próprio navegador há dois meses, mas a página do produto ainda possui apenas uma lista de espera, sem demonstrações ou imagens disponíveis.
Via Tecnoblog