Novo Nordisk diminui preços do Ozempic e Wegovy após chegada do Mounjaro

Novo Nordisk reduz preços do Ozempic e Wegovy após o lançamento do Mounjaro, criando mais opções para pacientes.
02/06/2025 às 08:20 | Atualizado há 3 meses
Redução preços Ozempic
Novo Nordisk reduz preços de Ozempic e Wegovy, ampliando opções para pacientes. (Imagem/Reprodução: Exame)

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou a redução dos preços do Ozempic e Wegovy no Brasil. Os medicamentos à base de semaglutida terão cortes que chegam a 282 reais por caixa, variando conforme a dosagem e o canal de venda. Essa decisão ocorre em um cenário competitivo, a poucos dias da chegada do Mounjaro, da americana Eli Lilly, que também atua no mercado de obesidade e diabetes.

A medida visa manter a liderança da Novo Nordisk no segmento de controle de peso e diabetes, com a empresa enfatizando que, no momento, não há planos de novos cortes de preços. No entanto, sinaliza estar atenta às tendências do setor e à entrada de novos concorrentes. A decisão de redução de preços é atribuída ao aumento da capacidade produtiva e à normalização do abastecimento de produtos no país.

Sandy Lourenço, vice-presidente de marketing cardiometabólico da companhia, mencionou que “o aumento da capacidade produtiva estabilizou a disponibilidade dos produtos”, reforçando o desejo de combater a venda de itens irregulares. Além disso, a farmacêutica acredita que, com essa diminuição de preços, mais pacientes poderão acessar tratamentos eficazes.

Recentemente, a Novo Nordisk anunciou um investimento significativo de 6,4 bilhões de reais para expandir sua instalação em Montes Claros, Minas Gerais, onde começará a produzir medicamentos à base de semaglutida a partir de 2028.

Os novos preços sugeridos para Ozempic e Wegovy, conforme informados pela empresa, são os seguintes:

  • Ozempic 0,25mg/0,5mg (dual): preço anterior 1.026 reais, novo preço 825 reais (e-commerce) e 925 reais (farmácia física)
  • Ozempic 0,5mg: preço anterior 1.063 reais, novo preço 963 reais (e-commerce) e 1.063 reais (farmácia física)
  • Ozempic 1,0mg: preço anterior 1.110 reais, novo preço 999 reais (e-commerce) e 1.099 reais (farmácia física)
  • Wegovy 1,7mg: preço anterior 1.643 reais, novo preço 1.399 reais (e-commerce) e 1.499 reais (farmácia física)
  • Wegovy 2,4mg: preço anterior 1.981 reais, novo preço 1.699 reais (e-commerce) e 1.799 reais (farmácia física)

O sucesso dos medicamentos da Novo Nordisk em diabetes e emagrecimento fez a companhia se tornar uma das mais valiosas da Europa, com um valor superior a 240 bilhões de dólares. O Wegovy, em particular, apresentou um aumento nas vendas de 79% no terceiro trimestre, com receita de 2,3 bilhões de dólares. Entretanto, a empresa enfrenta um momento desafiador, com suas ações caindo quase 50% em um ano devido ao aumento da concorrência no mercado.

A Eli Lilly lançou o Mounjaro, seu novo produto para diabetes tipo 2, com um custo inicial de 1.400 reais mensais para pacientes participantes de programa de suporte, podendo chegar a 2.384 reais fora desse programa. Este medicamento é o primeiro no Brasil que age simultaneamente nos receptores GIP e GLP-1, mostrando resultados superiores à semaglutida na redução de hemoglobina glicada e peso corporal.

Em resposta a essa concorrência, a Novo Nordisk decidiu por uma mudança em sua liderança global, com a demissão de Lars Fruergaard Jørgensen, que estava na companhia desde 1991 e ocupava o cargo de CEO desde 2017. Essa troca reflete uma tentativa de a empresa se adaptar a um contexto em rápida transformação.

Via Exame

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.