O Papel da Inteligência Artificial no Papado de Leão XIV

Entenda como a IA pode influenciar o papado de Leão XIV e suas implicações.
20/06/2025 às 10:17 | Atualizado há 2 meses
IA e Papa Leão XIV
Novo líder da Igreja aborda inteligência artificial e tecnologia em discurso aos Cardeais. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)

O Papa Leão XIV, recém-empossado, demonstra grande preocupação com os avanços da IA e Papa Leão XIV generativa. Segundo o The Wall Street Journal, essa tecnologia será um dos temas centrais de seu papado. A atenção à IA e Papa Leão XIV surgiu logo após sua eleição, durante um encontro com cardeais, onde ele destacou a importância de abordar os desafios que a inteligência artificial traz para a humanidade.

Leão XIV, ao discursar para o Colégio de Cardeais, comparou a IA e Papa Leão XIV à revolução industrial, que transformou a sociedade com a introdução de máquinas. Ele enfatizou que a Igreja deve oferecer seus ensinamentos sociais para responder aos desafios da IA e Papa Leão XIV, que podem afetar a dignidade humana, a justiça e o trabalho. O papa defende uma regulamentação da IA e Papa Leão XIV por autoridades governamentais, buscando leis mais rígidas para controlar seu uso.

Cardeal Giuseppe Versaldi, que conhece o Papa há anos, compartilha dessa visão. Ele acredita que a ciência e a política devem enfrentar o problema da regulamentação da IA e Papa Leão XIV imediatamente. Leão XIV inspirou-se no Papa Leão XIII, que defendeu os direitos dos trabalhadores durante a Era Dourada, um período de grandes avanços tecnológicos. Robert Francis Prevost, nome de batismo do papa, possui um conhecimento em tecnologia, sendo bacharel em Matemática.

O Vaticano se prepara para receber executivos de empresas como Google, Anthropic, IBM e Meta, em uma conferência sobre ética, governança e IA e Papa Leão XIV. Embora não haja um encontro agendado entre os CEOs e Leão XIV, o pontífice pode enviar uma mensagem aos executivos. Nos últimos anos, gigantes da tecnologia têm buscado aproximação com o Vaticano, desde o papado de Francisco.

Durante seu papado, o Papa Francisco utilizou o Twitter e promoveu discussões sobre o uso ético da IA e Papa Leão XIV. Ele expressou preocupações sobre o vício em celulares e os riscos da inteligência artificial. No início deste ano, o Vaticano criticou a IA e Papa Leão XIV, alertando sobre sua capacidade de disseminar desinformação. Leão XIV deve seguir com os pedidos por ética e responsabilidade no uso da IA e Papa Leão XIV, dando continuidade ao trabalho de seu antecessor.

Via TecMundo

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.