Após ser eleito Papa Leão XVI em 8 de maio de 2025, Robert Francis Prevost, agora conhecido como Leão XVI, chamou a atenção por sua presença discreta, mas ativa, na rede social X (antigo Twitter). O novo pontífice teve seu perfil verificado logo após a nomeação, mas foram suas publicações que despertaram o interesse dos usuários da plataforma.
Entre os posts compartilhados em seu perfil de Leão XVI, destaca-se um artigo do National Catholic Reporter que compara as ações de JD Vance com os ensinamentos cristãos. Essa tomada de posição está relacionada à questão das deportações de imigrantes, especialmente latinos, nos Estados Unidos.
A ligação do Perfil de Leão XVI com a América Latina não é recente. Ele foi chanceler da Prelazia Territorial de Chulucanas, no Peru, entre 1985 e 1986. Em 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, também no Peru. Em 2015, foi elevado a bispo e, de 2018 a 2023, atuou como vice-presidente do conselho permanente da Conferência Episcopal Peruana.
No perfil de Leão XVI, é possível encontrar textos em espanhol direcionados ao público latino, mensagens de paz e união global, discursos de apoio ao papado de Francisco e críticas à desinformação durante a pandemia de 2020. Um exemplo de sua atividade no X é um post onde ele aborda questões sociais relevantes.
Apesar de sua presença no X, Leão XVI sempre manteve um perfil reservado. Segundo o reverendo Mark Francis, em entrevista à Reuters, Prevost não costumava participar de eventos sociais com autoridades do Vaticano e, embora tivesse um senso de humor irônico, não buscava os holofotes.
O Papa Francisco, antecessor de Leão XVI, era conhecido por ser um influenciador digital, com forte presença no Instagram e no X, onde acumulava milhares de seguidores. Ele se destacou por abordar temas contemporâneos, como o impacto da tecnologia na sociedade e os riscos da desigualdade digital e da desinformação.
Durante a Cúpula do G7 em 2024, Francisco alertou sobre a necessidade de utilizar a tecnologia para promover o bem comum e preservar a dignidade humana. O desafio para o novo Perfil de Leão XVI é manter essa conexão com o mundo digital, utilizando as redes sociais para disseminar mensagens de paz e justiça social, ao mesmo tempo em que mantém sua discrição e foco nas questões pastorais.
Via Forbes Brasil