A Petrobras começou a operar a plataforma P-78 no campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Essa unidade possui capacidade para processar até 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, aumentando significativamente a produção da região.
Além da produção, a plataforma está conectada ao gasoduto Rota 3, possibilitando a exportação de gás para o continente e ampliando a oferta de gás natural no Brasil. O campo de Búzios já opera sete plataformas e deve atingir cerca de 1,15 milhão de barris diários com a P-78.
A P-78 é a mais recente das plataformas do campo, equipada com tecnologia avançada para otimizar a produção em águas ultra profundas. A Petrobras planeja iniciar a operação da próxima plataforma, P-79, no segundo trimestre de 2024, o que deve agregar mais 180 mil barris diários.
A Petrobras começou a produzir petróleo com a plataforma P-78 no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Essa unidade do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência) tem capacidade de processar até 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diariamente. Com isso, a produção do campo deve alcançar cerca de 1,15 milhão de barris diários.
A P-78 também vai permitir a exportação de gás para o continente, conectada ao gasoduto Rota 3, o que deve ampliar a oferta de gás natural no Brasil em até 3 milhões de metros cúbicos por dia. Segundo Magda Chambriard, presidente da Petrobras, a expectativa é produzir 2,5 milhões de barris diariamente ainda em 2024, principalmente no campo de Búzios, que detém as maiores reservas do país.
Com 345 metros de comprimento e 180 metros de altura, a plataforma chegou ao Brasil em outubro, vinda de Singapura, e conta com 13 poços – sendo 6 produtores e 7 injetores – equipados com sistemas inteligentes para otimizar a produção. Esses equipamentos são integrados por dutos rígidos e flexíveis que permitem operar com alta capacidade.
Búzios já opera sete plataformas, e a P-78 é a mais nova. Localizado a 180 km da costa do Rio de Janeiro em águas ultra profundas, o campo superou 1 milhão de barris por dia em outubro de 2025. A Petrobras planeja iniciar a operação da oitava plataforma, P-79, no segundo trimestre de 2024, que adicionará mais 180 mil barris diários.
Via InvestNews