O **lucro líquido do PicPay** em 2024 atingiu R$ 251,8 milhões, um crescimento de sete vezes em relação ao ano anterior. No quarto trimestre, o lucro líquido foi de R$ 80 milhões, triplicando em comparação com o mesmo período de 2023. A receita anual cresceu 61%, alcançando R$ 5,6 bilhões, com um avanço de 91% no quarto trimestre, totalizando R$ 1,8 bilhão.
A margem bruta alcançou R$ 2,8 bilhões, um aumento de 53% em relação ao ano anterior. A receita líquida de juros (NII) dos serviços financeiros, incluindo crédito e cartão, atingiu R$ 520 milhões no quarto trimestre, um salto significativo em comparação com os R$ 23 milhões do ano anterior. No acumulado do ano, o NII passou de R$ 29,2 milhões em 2023 para R$ 1,4 bilhão.
O CEO do PicPay, Eduardo Chedid, atribui esse crescimento à estratégia de lançamento e cross-sell de produtos, impulsionando a diversificação do portfólio. Ele destaca que, com um modelo eficiente e custo de serviço baixo, a empresa tem expandido sua presença no mercado de forma sólida e sustentável, com destaque para a evolução da carteira de crédito e avanços na carteira digital.
Além disso, a empresa apresentou um retorno sobre patrimônio (ROE) anualizado de 19% no quarto trimestre, superando em 10 pontos percentuais o registrado no mesmo período de 2023. Esse desempenho reflete a eficiência na utilização dos recursos e a capacidade de gerar valor para os acionistas.
Em 2024, o PicPay alcançou 60,2 milhões de contas, um aumento de 14% em relação a 2023, mantendo a posição como o 7º maior banco em número de clientes no país. Os usuários ativos atingiram 38,9 milhões, um crescimento de 13%. A receita média por usuário ativo (ARPAC) subiu para R$ 47 no quarto trimestre, representando um aumento de 75% na comparação anual.
O volume total transacionado foi de R$ 421 bilhões em 2024, um aumento de 55% em relação ao ano anterior, e de R$ 123,3 bilhões no quarto trimestre, 44% acima do registrado no mesmo período de 2023. Esse aumento demonstra a crescente utilização do PicPay como plataforma de transações financeiras.
O cash-in, valor que os usuários trazem para o PicPay, totalizou R$ 378 bilhões em 2024, um aumento de 58% em relação ao ano anterior. O saldo em conta subiu 53% em comparação com 2023, atingindo R$ 20 bilhões. Esses números indicam o uso crescente do aplicativo como conta principal pelos usuários.
De acordo com André Cazotto, executivo de RI, M&A e Estratégia do PicPay, o engajamento e a principalidade avançam a cada trimestre, demonstrando a força do modelo de negócios, cada vez mais diversificado e com um equilíbrio saudável entre receitas de fee e asset light e receitas de crédito.
Rodrigo Couto, vice-presidente executivo de Finanças, Risco e Administração do PicPay, enfatiza a expansão em serviços financeiros como o principal motor de crescimento da companhia, consolidando a posição no mercado como uma operação sólida, com um funding cada vez mais robusto e que permite continuar expandindo as frentes de negócio com rentabilidade.
Ainda no período, a companhia concluiu a emissão de seu primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), com captação de R$ 700 milhões. O fundo foi estruturado por meio da cessão de créditos relativos ao adiantamento de recebíveis do FGTS, com o objetivo de ampliar e diversificar o mix de funding da empresa.
A carteira de crédito, composta por empréstimo pessoal, cartão, consignado e antecipação do FGTS, somou R$ 10,6 bilhões no período, um avanço de 28% em relação ao trimestre anterior e um salto de 18 vezes na base anual. Os produtos colateralizados representam 44% da carteira, indicando uma gestão de risco mais conservadora.
A originação de empréstimos chegou a R$ 2 bilhões no quarto trimestre, um crescimento de 140%, e a R$ 6,8 bilhões em 2024, subindo 187%. Já o volume total transacionado de Cartões chegou a R$ 12,4 bilhões no quarto trimestre, alta de 47%, e R$ 39,2 bilhões no ano, avanço de 45%.
Na área de Serviços Financeiros para Pessoa Jurídica, 2024 marcou o lançamento da maquininha própria e da Smart POS, ampliando o portfólio com checkout, e-commerce e link de pagamentos, além de crédito. O volume total transacionado na adquirência foi de R$ 39 bilhões no ano, um aumento de 33% em relação a 2023. A funcionalidade de antecipação salarial também foi lançada na área de benefícios corporativos.
O PicPay integrou inteligência artificial generativa ao seu atendimento no app, aumentando a eficiência, a escala e melhorando o NPS dos clientes, consolidando-se como um caso global do setor segundo a Microsoft. No quarto trimestre, a companhia lançou seu assistente financeiro, que faz Pix no WhatsApp usando GenAI, além de auxiliar em outras tarefas.
Ao longo do ano, mais de 5,7 milhões de pessoas usaram o Assistente PicPay, que está entre os maiores clientes da Azure OpenAI e é uma das empresas com maior volume de interações com o GPT, processando uma média de 10 bilhões de tokens por mês.
A empresa também foi pioneira no Pix por aproximação e uma das primeiras adquirentes a ter sua maquininha habilitada para a solução. O portfólio foi ampliado com o lançamento do Hub de Veículos que utiliza IA, o Modo Seguro, a conta para menores e funcionalidades para os pais, e o portfólio de seguros, que cresceu e atingiu 5 milhões de apólices ativas, quatro vezes superior na comparação anual.
O expressivo crescimento do lucro líquido do PicPay reflete uma estratégia bem-sucedida de expansão e diversificação de serviços, impulsionada pela inovação e pela crescente adesão dos usuários à plataforma. A integração de novas tecnologias, como inteligência artificial, e a ampliação do portfólio de produtos e serviços financeiros têm contribuído para consolidar a posição do PicPay no mercado e atrair um número cada vez maior de clientes.
Via TI Inside