Prepare-se para um possível aumento nos preços das placas de vídeo! A Nvidia anunciou um aumento de preço da Nvidia em suas GPUs globalmente, afetando tanto o mercado de PCs domésticos quanto os servidores, incluindo aceleradoras para inteligência artificial (IA). De acordo com informações do site taiwanês Digitimes, o aumento pode chegar a 15%, com o objetivo de sustentar a estabilidade do lucro da empresa.
A Nvidia, que ascendeu como uma das empresas mais valiosas impulsionada pelo crescimento das IAs generativas, enfrentou impactos em sua receita no último trimestre. A restrição nas vendas dos chips H20 para a China contribuiu para essa perda financeira. Apesar disso, a empresa continua lucrativa, embora abaixo das expectativas iniciais.
Um fator que contribui para o aumento de preço da Nvidia das GPUs é a realocação de parte da fabricação de chips para os Estados Unidos. A TSMC está investindo na construção de uma fábrica em Phoenix, Arizona, onde já produz chips de 4 nm, usados na linha RTX 5000 de GPUs para computadores. Esse investimento de US$ 165 bilhões da TSMC precisa ser repassado, e o cliente é quem arca com a maior parte desse custo.
O aumento de até 15% incide sobre os modelos de GPUs utilizados em placas de vídeo para servidores, também aplicadas no desenvolvimento de IAs generativas. Já as RTX 5000, as GPUs focadas em jogos, podem ter um aumento entre 5% e 10%.
Embora ainda não haja confirmação oficial sobre a aplicação do aumento no Brasil, o Tecnoblog já está em contato com a Nvidia e outras fabricantes para obter mais informações. Atualmente, uma RTX 5090 pode ser encontrada por cerca de R$ 30 mil em algumas lojas.
Via Tecnoblog