Principais consensos entre investidores institucionais: Nubank, Axia, BTG, Itaú e Localiza

Pesquisa Itaú BBA revela Nubank, Axia, BTG, Itaú e Localiza como principais escolhas do mercado brasileiro.
29/12/2025 às 15:15 | Atualizado há 3 horas
               
Investidores institucionais destacam Nubank, Axia, BTG, Itaú e Localiza como top 5 picks. (Imagem/Reprodução: Braziljournal)

Pesquisa recente do Itaú BBA, com 127 investidores institucionais, destaca Nubank, Axia Energia, BTG Pactual, Itaú e Localiza como as ações mais citadas.

A maioria dos gestores são brasileiros, com destaque para a participação de investidores internacionais que preferem Nubank. Localiza lidera em perspectivas de retorno para os próximos seis meses.

Setores como utilities, grandes bancos e construtoras estão entre os preferidos, enquanto óleo e gás, aço e mineração são os menos recomendados.

Uma recente pesquisa do Itaú BBA com 127 investidores institucionais, entre 8 de novembro e 5 de dezembro, revelou as preferências atuais do mercado brasileiro. O top 5 picks inclui Nubank, Axia Energia (ex-Eletrobras), BTG Pactual, Itaú e Localiza. A maioria dos gestores entrevistados (78%) são brasileiros, de São Paulo e Rio de Janeiro, com o restante sendo investidores internacionais.

Outras ações mencionadas como favoritas foram Equatorial, Bradesco, Meli, Cyrela, Prio, Smartfit, Tenda e Vivara. Localiza, Bradesco, Meli e Cyrela substituíram Sabesp, Copel, Rede D’Or e Direcional na lista das dez mais citadas.

O Nubank se destacou principalmente entre investidores internacionais, com 52,2% das indicações, seguidos por Localiza (26,1%) e Itaú (17,4%). Na análise regional, no Rio de Janeiro, Nubank foi a escolha de 24%, ao passo que em São Paulo teve 11,3%.

Entre as gestoras paulistas, o BTG liderou as menções (26,8%), seguido por Axia (23,9%) e Itaú (22,5%). No Rio, a Equatorial permaneceu como ação preferida (28%), com Nubank e Axia empatando em segundo lugar (24% cada).

Quanto às expectativas de retorno para os próximos seis meses, Localiza lidera com 25%, seguida de Nubank (15%) e Axia (13%). Nas escolhas setoriais para posicionamento na bolsa, destaque para utilities (58,3%), grandes bancos (49,6%) e construtoras (35,4%). Os setores menos recomendados incluem óleo e gás (35,4%) e aço e mineração (35,4%).

Via Brazil Journal

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.