Prio aprova programa de recompra de até 86,9 milhões de ações

Prio inicia recompra de até 86,9 milhões de ações para otimizar capital e valor aos acionistas até junho de 2027.
18/12/2025 às 08:21 | Atualizado há 13 horas
               
Prio cria programa para emissão de até 86,9 mi novas ações, anuncia conselho. (Imagem/Reprodução: Moneytimes)

O conselho da Prio aprovou um programa para recomprar até 86,9 milhões de ações, com duração de até 18 meses, encerrando em junho de 2027. A empresa também poderá usar contratos derivativos em até 10% das ações emitidas.

Além disso, a Prio cancelou cerca de 26,8 milhões de ações em tesouraria, reduzindo o total em circulação sem alterar o capital social. Essa ação pode melhorar indicadores financeiros e aumentar o valor dos dividendos por ação.

Essas medidas fazem parte da estratégia da Prio para ajustar sua estrutura de capital, focando na geração de valor e no retorno para os acionistas no médio prazo.

O conselho da Prio aprovou um novo programa para recompra de até 86,9 milhões de ações, conforme comunicado divulgado na quarta-feira (17). A companhia também autorizou operações com contratos derivativos vinculados às suas ações, limitados a 10% do total emitido, podendo ser liquidados física ou financeiramente.

Esses programas visam otimizar a estrutura de capital e maximizar o valor para os acionistas, utilizando recursos disponíveis de forma estratégica. As negociações no âmbito do programa terão duração máxima de 18 meses, com fim previsto para 17 de junho de 2027.

Além disso, a Prio formalizou o cancelamento de 26.890.385 ações mantidas em tesouraria, adquiridas anteriormente em recompra, sem diminuir o capital social. A manutenção de papéis em tesouraria retira temporariamente essas ações do mercado, e enquanto assim, elas não conferem direito a voto nem dividendos.

Com o cancelamento, reduz-se o número total de ações em circulação, o que pode impactar positivamente indicadores financeiros como o lucro por ação e aumentar o valor dos dividendos distribuídos por ação. Essa medida torna a participação dos acionistas proporcionalmente maior na empresa.

Essas decisões refletem a estratégia da Prio de administrar sua estrutura de capital para potencializar retorno ao mercado, mantendo flexibilidade e foco na geração de valor para os acionistas no médio prazo.

Via Money Times

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.