- O profeta anônimo Segundo Isaías, a partir do capítulo 40 do Livro de Isaías, datado do século 6 a.C., proclama Yahweh como o único Deus existente, marcando a gênese do monoteísmo.
- Durante o exílio judeu na Babilônia após a destruição de Jerusalém em 586 a.C., ele anuncia o retorno dos judeus graças a Ciro, o Grande, rei persa que conquistou a Babilônia em 539 a.C.
- Suas profecias são universalistas, criticam ídolos babilônicos e elevam Yahweh a força cósmica, consolidando a crença em um Deus único entre os judeus.
Um profeta anônimo conhecido como Segundo Isaías ou Deutero-Isaías surge no Livro de Isaías a partir do capítulo 40. Suas profecias, datadas do século 6 a.C., marcam a gênese do monoteísmo ao retratar Iahweh como o único Deus existente.
Isso ocorre no fim do exílio judeu na Babilônia. Após a morte do rei Josias no século 7 a.C., Judá vira vassalo babilônico. Em 586 a.C., Nabucodonosor II destrói Jerusalém e o Templo, deportando elites para a Mesopotâmia. Camponeses ficam na terra.
No exílio, compila-se grande parte da narrativa bíblica, de Gênesis a 2 Reis. O profeta anuncia o retorno, graças a Ciro, o Grande, rei persa que conquista a Babilônia em 539 a.C. e libera os judeus. Ciro é chamado de “ungido” de Deus.
Sua voz é universalista: Iahweh cria céus e terra, controla impérios e natureza. Critica duramente ídolos babilônicos, como no capítulo 44, ridicularizando quem usa madeira para deuses falsos. Declara: “Eu sou Iahweh, e não há nenhum outro”.
Impotentes no exílio, os judeus elevam Iahweh a força cósmica. O fim do cativeiro reforça essa visão. Essa etapa fecha a crença em um Deus único entre os judaítas.
Fique de olho nas próximas atualizações sobre origens religiosas.
Via Folha de S.Paulo