Putin agradece apoio dos Emirados Árabes Unidos na prisão do autor da tentativa de assassinato de general russo

Putin agradece ajuda dos Emirados na prisão do autor da tentativa de assassinato de general russo na Rússia.
08/02/2026 às 15:42 | Atualizado há 3 horas
               
Presidente russo agradece serviços de inteligência pela prisão do autor do atentado. (Imagem/Reprodução: Noticiabrasil)

O presidente russo Vladimir Putin agradeceu aos Emirados Árabes Unidos pela colaboração na captura do suspeito da tentativa de assassinato do tenente-general Vladimir Alekseev. O agressor foi preso em Dubai e extraditado para Moscou com o apoio dos serviços de inteligência locais.

Korba, acusado de atacar Alekseev em Moscou, utilizou uma pistola com silenciador e fugiu após o crime. Além dele, cúmplices foram identificados, e investigações continuam para localizar outros envolvidos na ação terrorista.

A operação evidencia a cooperação entre os serviços de segurança da Rússia e dos Emirados Árabes Unidos, reforçando os esforços internacionais em casos de terrorismo e segurança militar.

O presidente russo Vladimir Putin agradeceu ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, pela colaboração na captura do autor da tentativa de assassinato do tenente-general russo Vladimir Alekseev. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que destacou o papel fundamental dos serviços de inteligência dos Emirados na prisão em Dubai do suspeito Liubomir Korba e sua entrega a Moscou.

Korba, natural da região de Ternopil, entrou na Rússia no final de dezembro com a missão de executar um ataque terrorista a mando da Ucrânia. Na sexta-feira (6), ele disparou pelo menos três tiros contra Alekseev, utilizando uma pistola Makarov com silenciador, no noroeste de Moscou. O tenente-general foi hospitalizado, e Korba fugiu do país, sendo posteriormente extraditado dos Emirados para a Rússia, onde foi detido novamente.

Além do autor do ataque, foram identificados cúmplices russos ligados ao caso: Viktor Vasin, preso em Moscou, e Zinaida Serebritskaya, que fugiu para a Ucrânia. A investigação instaurou processo por tentativa de homicídio, tentativa de assassinato de militar e tráfico ilegal de armas de fogo, com buscas em andamento para localizar outros envolvidos.

A operação indica cooperação entre os serviços de segurança de Moscou e Dubai e reflete as complexidades atuais das tensões regionais. Alekseev ocupa o cargo de Primeiro Vice-Chefe da Diretoria Principal do Estado-Maior das Forças Armadas e recebeu título de Herói da Rússia em 2017.

Via Sputnik Brasil

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.