O Reino Unido está implementando novas medidas de incentivo para impulsionar as vendas de veículos elétricos. O governo busca acelerar a transição para longe dos carros movidos a combustíveis fósseis. A secretária de Transportes, Heidi Alexander, confirmou que o anúncio oficial dessas medidas ocorrerá em breve.
Os incentivos podem chegar a £700 milhões em subsídios e auxílios. O objetivo é reduzir os custos para os compradores de veículos elétricos. Alexander declarou à BBC que o governo está comprometido em tornar a transição para veículos elétricos mais acessível.
O governo britânico já anunciou um investimento de £63 milhões para a instalação de pontos de recarga em residências e centros logísticos. Esse investimento inclui recursos para a instalação de carregadores em residências que não possuem garagem. Há também um programa de £2,5 bilhões para apoiar as montadoras na transição para a fabricação de veículos com zero emissão.
Esses investimentos visam aumentar as vendas de veículos elétricos, cujo custo médio é mais que o dobro dos carros a gasolina. O Reino Unido é um dos maiores mercados de veículos elétricos na Europa. O governo estabeleceu 2030 como o prazo para eliminar a venda de carros a gasolina e diesel, e 2035 para o fim dos híbridos.
As estatísticas de vendas mostram que as montadoras não estão conseguindo atingir as metas estabelecidas para aumentar a participação de veículos elétricos. As empresas apontam o alto custo dos veículos elétricos e a falta de pontos de recarga como os principais obstáculos. Os novos incentivos buscam mitigar essas preocupações e acelerar a adoção de veículos elétricos.
Via InfoMoney