Prepare-se para revisitar Raccoon City em Resident Evil Requiem, a nova aposta da Capcom. A possibilidade de alternar entre as câmeras de primeira e terceira pessoa é uma das novidades mais comentadas. Essa escolha visa ampliar a acessibilidade ao jogo e comprometer a experiência para diferentes tipos de jogadores.
Koshi Nakanishi, diretor de Resident Evil 9, explicou que a inclusão de ambas as perspectivas busca atender jogadores que consideraram a visão em primeira pessoa de Resident Evil 7 “muito assustadora”. Ele reconhece que a ausência de uma segunda opção pode ter afastado alguns fãs da franquia, o que motivou essa mudança em Resident Evil Requiem.
A demonstração do jogo permitiu aos visitantes da Gamescom experimentar a troca de câmeras. Enquanto a visão em terceira pessoa oferece uma experiência semelhante aos remakes de RE2 e RE4, a câmera em primeira pessoa promete maior imersão. A Capcom busca inaugurar uma nova era de survival horror, com foco em um terror intenso e acessibilidade.
Prepare-se para revisitar Raccoon City em Resident Evil Requiem, a nova aposta da Capcom que promete resgatar as raízes da franquia. Uma das novidades mais comentadas é a possibilidade de alternar entre as câmeras de primeira e terceira pessoa, atendendo a diferentes preferências dos jogadores. Essa escolha estratégica foi detalhada pela Capcom, visando ampliar a acessibilidade ao jogo.
Koshi Nakanishi, diretor de Resident Evil 9, compartilhou em entrevista ao GamesRadar as razões por trás da inclusão de ambas as perspectivas. Ele explicou que Resident Evil 7, com sua câmera em primeira pessoa, foi considerado “muito assustador” por alguns jogadores. A ausência de opção de câmera pode ter afastado parte do público da experiência completa.
Nakanishi destaca que a perspectiva em primeira pessoa de Resident Evil 7 tinha como objetivo proporcionar uma imersão e terror sem precedentes. A recepção da mídia e dos jogadores confirmou o sucesso nesse aspecto, mas ele reconhece que o nível de terror pode ter sido um obstáculo para alguns.
O diretor de Resident Evil Requiem acredita que a dificuldade em lidar com a perspectiva de RE7 impediu que muitos jogadores finalizassem ou sequer começassem o jogo. Para Resident Evil 9, o objetivo é garantir que mais pessoas possam desfrutar da experiência, oferecendo a escolha entre as câmeras.
A opção em primeira pessoa, que surgiu no spin-off Gun Survivor de PS1, dividiu opiniões ao ser integrada à série principal em Resident Evil 7. Enquanto alguns apreciaram a imersão adicional, outros sentiram que se distanciava dos padrões estabelecidos por RE4 a RE6. A perspectiva em primeira pessoa intensifica a experiência, tornando a jogabilidade ainda mais aterrorizante.
Na Gamescom 2025, os visitantes tiveram a oportunidade de experimentar uma demo exclusiva de Resident Evil Requiem. A demonstração apresentou Grace Ashcroft, a nova protagonista, escapando de uma criatura em um hotel próximo às ruínas de Raccoon City. A demo permitiu que os jogadores testassem a troca de câmeras, ajustando a experiência conforme sua preferência.
Ao optar pela terceira pessoa, os jogadores terão uma experiência similar aos remakes de RE2 e RE4. A Capcom sugere que a câmera em primeira pessoa é a melhor escolha para Requiem, proporcionando maior imersão. A Capcom busca inaugurar uma nova era de survival horror com Requiem, combinando avanços tecnológicos e uma equipe experiente.
O lançamento de Resident Evil Requiem está marcado para 27 de fevereiro de 2026, disponível para PS5, Xbox Series X|S e PC (Steam). Nos próximos meses, mais detalhes sobre o jogo devem ser revelados. Há expectativa de que a Capcom possa disponibilizar a demo da Gamescom para os jogadores aproveitarem em casa.
O lançamento de Resident Evil Requiem representa um passo significativo para a Capcom, buscando equilibrar o terror intenso com a acessibilidade para um público mais amplo. A escolha de incluir ambas as perspectivas de câmera reflete uma atenção cuidadosa ao feedback dos jogadores e um desejo de criar uma experiência que agrade tanto os fãs de longa data quanto os novos jogadores. A promessa de uma “nova era de horror” combinada com a nostalgia de Raccoon City certamente manterá os fãs ansiosos por mais novidades nos próximos meses.
Via Tecmundo