A Independentes de São Torquato realizou um desfile simbólico na abertura da Série Ouro do Carnaval de Vitória 2026. A escola desfilou sem carros alegóricos e fantasias, contando apenas com parte da velha guarda, nove baianas e a bateria, com número reduzido de participantes.
A decisão foi tomada para evitar punições mais severas por não cumprir os requisitos mínimos de desfile. A escola enfrenta dificuldades financeiras e estruturais desde 2023, que afetaram a organização e apresentação no evento.
São Torquato, uma das escolas mais tradicionais do Espírito Santo, com seis títulos, conseguiu manter-se na Série Ouro, mas enfrenta crise que impacta sua performance e participação no Carnaval.
A Independentes de São Torquato realizou um desfile simbólico na primeira noite da Série Ouro do Carnaval de Vitória 2026. A escola entrou na avenida do Sambão do Povo sem carros alegóricos e sem fantasias, contando apenas com parte da velha guarda, nove baianas, a bateria e alguns integrantes. O número de participantes ficou muito abaixo dos cerca de 700 esperados.
A decisão ocorreu para evitar punições mais severas por desistência, já que a escola não cumpriu as obrigatoriedades mínimas, como número de componentes e apresentação de alegorias, fantasias e comissões. A diretoria de São Torquato estava ciente das penalidades, que incluem redução de pontos em vários quesitos como mestre-sala e porta-bandeira.
O enredo apresentado seria “Ewe Ossain: plantas que curam o corpo e a alma”, dedicado ao orixá Ossain, que simboliza a cura pela natureza. Antes do desfile, um representante da escola tentou motivar os poucos presentes, ressaltando a importância da garra e da história da velha guarda.
Desde 2023 a escola enfrenta dificuldades. Naquele ano, o então presidente, insatisfeito, quebrou o troféu de vice-campeão do Grupo de Acesso A, fato que marcou a crise interna. A escola recuou nas colocações nos últimos carnavais, sendo rebaixada. A reformulação da Série Ouro manteve São Torquato no novo formato, mas dificuldades financeiras e estruturais impactam a organização do desfile.
Fundada em 1974, São Torquato é uma das mais tradicionais do Espírito Santo, com seis títulos, sendo cinco no Grupo Especial. O último campeonato na elite foi em 1992.
Via Folha Vitória