Seminário gratuito vai explicar mudanças da reforma tributária e do Imposto de Renda para comerciantes, empresários e gestores financeiros

Seminário gratuito voltado para empresários e comerciantes para entender melhor as mudanças que começam a valer em 2026 sobre reforma tributária e Imposto de Renda. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac.
12/11/2025 às 19:11 | Atualizado há 4 dias
               

Comerciantes, empresários, gestores financeiros e profissionais que lidam com tributação já têm um compromisso importante no calendário: no próximo dia 14 de novembro, o Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac realiza o seminário gratuito “Reforma Tributária e Imposto de Renda: o que muda a partir de 2026”, em Vitória. O encontro será uma oportunidade para compreender de forma prática as principais mudanças trazidas pela legislação e como as empresas devem se adaptar ainda em 2025 para começar o próximo ano em conformidade com as novas regras.

As análises e orientações serão conduzidas pelo advogado tributarista e consultor do Sistema Fecomércio-ES Alexandre Buzato Fiorot, juntamente com a advogada tributarista Diana Toledo. Eles vão detalhar as implicações da reforma tributária do consumo e as alterações propostas pelo Projeto de Lei que trata da reforma do Imposto de Renda.

“Nosso objetivo é mostrar, de forma clara e direta, o que muda já em janeiro de 2026. As empresas precisam estar atentas, porque as adequações nos sistemas de faturamento e nas rotinas fiscais devem começar agora, em 2025. Quem deixar para o último momento corre o risco de enfrentar inconsistências e penalidades”, explicou Alexandre Fiorot.

Entre os pontos que serão abordados, estão a implantação das alíquotas-teste da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) – de 0,9% – e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – de 0,1% –, a criação de novos campos nas notas fiscais, o split payment (mecanismo pelo qual o tributo é retido diretamente pelas operadoras financeiras) e os impactos da tributação de lucros e dividendos para pessoas físicas com renda acima de R$ 600 mil por ano, proposta já aprovada pelo Congresso Nacional e em fase final de sanção presidencial.

“Essa transição exigirá uma revisão profunda dos sistemas ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) e fiscais das empresas. O seminário será um espaço para entender os ajustes necessários, os prazos e as boas práticas para garantir a adequação e evitar riscos de autuação”, destacou Fiorot.

O presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, reforça que o evento é uma oportunidade para que o setor produtivo capixaba se antecipe às transformações tributárias e mantenha a competitividade.

“Estamos diante da maior reforma do sistema tributário em décadas. É fundamental que as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, além de profissionais das áreas financeira, contábil, fiscal e de TI, participem e estejam preparados. O Sistema Fecomércio-ES está comprometido em oferecer informação e orientação de qualidade para que o empresário capixaba comece 2026 com segurança e planejamento”, afirmou Moro.

O seminário é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas on-line, por meio do link https://forms.gle/w2PMUsmKyxYvQzog8. O encontro acontece no auditório da Fecomércio-ES, das 8h30 às 12 horas, e é voltado para empresários, contadores, administradores, gestores financeiros e fiscais, profissionais de tecnologia e representantes dos sindicatos do comércio, serviços e turismo.

“Esse é um momento de se preparar e planejar. A informação é o primeiro passo para garantir conformidade, segurança, eficiência e competitividade no novo cenário tributário”, completou Moro.

SERVIÇO

Seminário Reforma Tributária e Imposto de Renda: o que muda a partir de 2026

Data: 14/11, sexta-feira

Horário: Das 8h30 às 12h

Local: Auditório da Fecomércio-ES – Rua Misael Pedreira da Silva, nº 138, 2º andar, Santa Lúcia, em Vitória

Palestrantes: Alexandre Buzato Fiorot, advogado tributarista, consultor do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, membro do Grupo de Trabalho da Fazenda do Espírito Santo (GTFAZ) e coordenador técnico do Comitê Tributário da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), juntamente com a advogada tributária Diana Toledo, membra do GTFAZ e conselheira titular do Conselho Estadual de Recursos Fiscais da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo

Público-alvo: Empresários do comércio de bens, serviços e turismo de todos os portes, profissionais de contabilidade, fiscal, TI, compras e comercial, administradores, além dos sindicatos do comércio, serviços e turismo e empresas associadas

Conteúdo previsto: Principais alterações trazidas pela Emenda Constitucional nº 132/2023, pela Lei Complementar nº 214/2025 e pelo PL nº 1.087/2025 (Reforma do Imposto de Renda), além de material de apoio para os participantes

Inscrições: https://forms.gle/w2PMUsmKyxYvQzog8

Entrada gratuita

 

Sobre o Sistema Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba- seja de forma física ou on-line-, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado.

Via: Kelly Kalle

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.