A Mills locação de equipamentos anunciou uma reestruturação no programa de incentivo de longo prazo para seu CEO, Sergio Kariya, que lidera a companhia desde 2014. O novo plano visa aumentar a participação do executivo no capital da empresa, com um período de imobilização de capital que pode durar até 10 anos. Essa mudança estratégica ocorre em um momento em que a Mills busca consolidar sua posição no mercado.
A Mills, tradicional no setor de construção pesada e infraestrutura, tem se transformado com foco em Mills locação de equipamentos e aquisições estratégicas. Desde 2014, a empresa intensificou sua estratégia de consolidação, realizando diversas aquisições e se beneficiando da retomada do ciclo de obras, impulsionado principalmente pelo agronegócio, energia e infraestrutura.
Segundo Sergio Kariya, a Mills locação de equipamentos que vemos hoje é muito diferente daquela que o mercado conhecia há uma década. Ele destaca que o principal aprendizado ao longo de sua gestão é que os mercados são cíclicos e é preciso estar preparado para enfrentar momentos desafiadores. A experiência da empresa durante a Operação Lava Jato e a pandemia de COVID-19 reforçou a importância de estar sempre bem estruturado e resiliente.
Uma estratégia adotada pela Mills foi a diversificação do portfólio de clientes. Atualmente, 65% da receita da empresa não provém da construção civil, o que demonstra uma mudança significativa em relação a 2014, quando 90% da receita estava concentrada nesse setor. Essa diversificação é vista como uma forma de mitigar riscos e buscar segmentos mais resilientes ao PIB brasileiro.
O diferencial da Mills em relação aos concorrentes, segundo Kariya, é a capacidade de oferecer um portfólio de produtos mais adequado e uma solução mais completa aos clientes. Nenhuma outra empresa no mercado, consegue servir essa complementaridade e diversidade de produtos de forma tão eficiente quanto a Mills.
A empresa enfrenta desafios relacionados à mão de obra, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do país, onde a retenção de talentos é mais difícil. Para mitigar esse problema, a Mills investe em programas de treinamento e desenvolvimento, além de oferecer bolsas escolares em regiões com baixo IDH, visando fomentar o conhecimento e o desenvolvimento local.
Em relação ao cenário macroeconômico brasileiro, Kariya afirma que é desafiador operar no país, especialmente após os ajustes fiscais que não se concretizaram. Diante desse cenário, a Mills adotou uma postura mais conservadora em seu orçamento, ajustando-o ao longo de 2025. Apesar das dificuldades, a empresa busca enxergar oportunidades, inclusive no que diz respeito aos impactos do tarifaço e suas relações com a China.
Kariya também aborda a estratégia de fusões e aquisições da empresa e seu processo de sucessão à frente da companhia, temas que foram explorados na edição #01 de The Report, a revista digital do Market Makers.
Via Money Times