O South Summit Brazil 2025 firmou-se como um ponto crucial para inovação, sustentabilidade e empreendedorismo na América Latina. A quarta edição do evento, realizada no Cais Mauá em Porto Alegre, reuniu representantes de aproximadamente 50 países, solidificando sua importância como um hub de conexão entre startups, investidores e grandes empresas. Este ano, a resiliência foi o valor central do ecossistema.
Com o tema “Beyond Resilience“, a edição de 2025 buscou inspirar a superação. María Benjumea, fundadora global do South Summit, lembrou que o local do evento estava submerso pelas enchentes há menos de um ano. Para José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, o evento deixa um legado para a sociedade gaúcha e latino-americana, com um programa de apoio a empreendedores impactados pelas enchentes.
Discussões sobre liderança feminina, impacto social e sustentabilidade ganharam destaque no South Summit Brazil 2025, com a participação de figuras influentes do empreendedorismo brasileiro. Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, enfatizou a importância do ESG como motor de transformação social e econômica. Alcione Albanesi, fundadora da FLC e do projeto social Amigos do Bem, defendeu o envolvimento das empresas com causas sociais.
Cristiana Arcangeli, empreendedora serial, inspirou o público ao falar sobre sua missão de transformar vidas e mercados por meio da inovação. A competição de startups foi um dos pontos altos do South Summit Brazil 2025, com dez finalistas disputando em diversas categorias. As finalistas foram: Atacama Biomaterials (Chile), umgrauemeio (Brasil), DIO Inteligência Odontológica (Brasil), Nanogrow Biotech (Uruguai), ALTAVE (Brasil), TerraMares (Brasil), Wise CX (Argentina), Zerotrusted.ai (EUA), Jusfy (Brasil) e Tecspal (Uruguai).
Realizado em Porto Alegre desde 2022, o South Summit Brazil é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul e powered by IE University. A edição de 2024 atraiu 3 mil startups, 800 palestrantes e cerca de 900 investidores, movimentando um potencial de US$ 25 bilhões em investimentos para a América Latina. O evento se consolida como uma vitrine global para inovação, diversidade e soluções para os desafios do presente e futuro.
Via Startupi