A Patagon AI, uma startup que utiliza IA para vendas, dá início às suas operações no Brasil, expandindo sua presença na América Latina, onde já está em 10 países. Fundada em 2023 na Argentina, a empresa promete um aumento médio de 30% na conversão de vendas para empresas que utilizarem sua plataforma de qualificação de leads.
David Grandes, cofundador e CEO da Patagon, é um empreendedor com 20 anos de experiência em startups. Juntamente com Cristian Adamo, especialista em inteligência artificial com mais de 15 anos de atuação, eles têm como objetivo acelerar a adoção de IA nas empresas latino-americanas. A dupla acredita fortemente que a tecnologia se tornará essencial para a competitividade das empresas na região.
Renato Kialka, o country manager da Patagon no Brasil, traz 17 anos de experiência em startups, já passou por empresas como Peixe Urbano e Rappi. Ele acredita que o Brasil oferece um enorme potencial de crescimento para a plataforma, projetando torná-lo o maior mercado da empresa até o final do ano.
A tecnologia da Patagon é focada na automação de vendas, especialmente na qualificação de leads. Sua principal ferramenta é um agente de IA que interage com os leads de forma natural, sem seguir scripts rígidos. Esse sistema identifica as necessidades dos clientes e qualifica seu potencial de compra, algo que é essencial para aumentar a eficiência nas vendas.
A integração com plataformas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) como HubSpot, Salesforce e RD Station permite acesso a informações cruciais em tempo real, como estoque de produtos, facilitando ainda mais o trabalho das equipes de vendas. Um diferencial notável da Patagon é seu modelo de negócios, que é baseado na performance: a empresa oferece um aumento garantido de 30% na conversão de leads. Caso isso não ocorra, o investimento é devolvido.
O CEO da Patagon reforça que este modelo de preço relacionado ao resultado fortalece a confiança entre a empresa e seus clientes, uma vez que eles só conseguem retorno financeiro quando seus clientes também obtêm resultados positivos. Isso é uma abordagem diferenciada em um mercado onde muitas empresas cobram com base em volume, seja de mensagens ou de leads gerados.
Os clientes da Patagon relataram resultados significativos em suas operações, como um aumento de até 400% nas vendas no primeiro mês de uso da plataforma e uma redução de 30% no número de equipes de vendas em 30 dias. Isso mostra o potencial transformador da IA para vendas.
Além de atender o setor automotivo, onde grandes marcas como BYD, Toyota e Chevrolet já utilizam seus serviços, a Patagon está se expandindo por outros segmentos, como tecnologia e educação. No Brasil, a empresa já implementou sua solução em companhias como A Prazo, Yuca Live e Yuca Convenia, com expectativa de expansão acelerada.
A recepção da Patagon no Web Summit brasileiro foi bastante positiva, com mais de 300 empresas visitando seu estande para entender como poderiam se beneficiar da nova solução. Até o final de 2024, a empresa projeta alcançar R$ 2 milhões em receita anual recorrente no Brasil, com crescimento que já dobrou a cada dois meses. Além disso, a startup está se preparando para uma rodada de investimento Série A, visando financiar sua expansão.
Via Exame