Startup usa IA para aprimorar diagnósticos médicos

Conheça a startup que aposta na IA para superar médicos em diagnósticos. Descubra como essa tecnologia pode transformar a saúde.
28/05/2025 às 11:19 | Atualizado há 4 meses
IA na medicina
Transforme a saúde com IA que desafia diagnósticos médicos. Conheça a inovação!. (Imagem/Reprodução: Exame)

Uma startup de tecnologia de São Francisco, a Ambience Healthcare, desenvolveu um modelo de IA na medicina que promete otimizar a rotina médica. A ferramenta escuta as conversas entre médicos e pacientes, identifica condições e transforma tudo em anotações médicas com os códigos ICD-10 corretos, usados para registro e faturamento. Essa inovação é resultado de uma parceria com a OpenAI e já demonstra resultados promissores.

A tecnologia foi desenvolvida em colaboração com a OpenAI, utilizando dados clínicos rotulados com precisão. A equipe ajustou um modelo da OpenAI, treinando-o com dados complexos e relevantes. O resultado é um sistema robusto que entende a linguagem clínica e as regras de faturamento. Em testes práticos, a IA superou a média de 18 médicos certificados em 27% na tarefa de codificação.

O modelo da Ambience Healthcare se destaca pela capacidade de aprender e adaptar-se ao contexto médico. A IA na medicina não apenas transcreve informações, mas também interpreta e codifica dados de forma precisa. Isso permite que os profissionais da saúde foquem em seus pacientes, enquanto a IA cuida das tarefas administrativas.

A Ambience Healthcare captou US$ 70 milhões em investimentos em fevereiro de 2024, com participação do fundo da OpenAI. Esse investimento reforça o potencial da IA na medicina e impulsiona a implementação da tecnologia em hospitais e clínicas. A automação de processos antes manuais libera os médicos para atividades mais estratégicas.

O domínio da inteligência artificial é cada vez mais importante para profissionais de todas as áreas. A tecnologia está transformando o mercado de trabalho, exigindo novas competências e abrindo oportunidades para quem sabe interagir com sistemas inteligentes. A EXAME e a Saint Paul oferecem um Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual com certificado que ensina a usar as ferramentas de IA e traçar um plano de carreira no setor.

Profissionais de diversas áreas estão buscando se especializar em IA na medicina. O curso da EXAME e Saint Paul é uma oportunidade para aprender sobre as ferramentas de IA e descobrir casos de sucesso. O treinamento é dividido em quatro aulas online, com conteúdo teórico e prático, e um investimento de R$ 37,00.

A capacidade da IA na medicina de otimizar processos e liberar tempo para os médicos se concentrarem no atendimento ao paciente, pode trazer transformações significativas para a área. A expectativa é que a tecnologia continue a evoluir e a impactar positivamente a rotina dos profissionais da saúde.

Via Exame

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.