Stone anuncia Mateus Scherer como novo CEO após renúncia de Pedro Zinner

Stone nomeia Mateus Scherer como novo CEO após saída de Pedro Zinner e ações da empresa reagem no mercado.
07/01/2026 às 18:22 | Atualizado há 1 dia
               
A empresa planeja indicar Zinner para o Conselho na próxima assembleia de acionistas. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

A Stone confirmou a renúncia de Pedro Zinner ao cargo de CEO, com efeito previsto para março de 2026. O atual CFO, Mateus Scherer, foi nomeado para assumir a liderança da empresa. A expectativa é que Zinner volte como presidente do Conselho na próxima assembleia de acionistas.

Diego Salgado ficará com as funções de CFO e diretor de Relações com Investidores. Lia Santos deixará cargos executivos, mas continuará como consultora. Com a venda da Linx concluída, Sandro Bassili deve assumir como COO.

No mercado, as ações da Stone caíram cerca de 6,9%, embora o Bradesco BBI mantenha recomendação de compra. O banco avalia os impactos estratégicos dessas mudanças na gestão da companhia.

A Stone revelou nesta terça-feira a renúncia de Pedro Zinner ao cargo de CEO, que terá efeito em março de 2026. Em seu lugar, o Conselho nomeou o atual CFO e diretor de Relações com Investidores, Mateus Scherer. A expectativa é que Zinner assuma a presidência do Conselho de Administração na próxima assembleia de acionistas.

Além disso, o atual chefe de tesouraria e membro do comitê executivo, Diego Salgado, assumirá também a função de CFO e diretor de Relações com Investidores (IRO). Já Lia Santos, diretora de estratégia e marketing, deixará seus cargos executivos, mas continuará como consultora.

Com a venda da Linx finalizada, está previsto que Sandro Bassili assuma o cargo de COO da Stone. O anúncio pegou o mercado de surpresa, como destacou o Bradesco BBI, que não esperava mudanças na liderança da empresa e está avaliando potenciais impactos na estratégia futura.

Quanto ao programa de opções de compra de ações de Zinner, o banco prevê ajustes proporcionais ao período em que ele atuou como CEO. O Bradesco BBI também destaca que tanto Scherer quanto Salgado têm qualificações consideradas sólidas para os novos papéis.

No pregão americano, as ações da Stone caíram 6,88%, cotadas a US$ 14,07. Mesmo com a reação negativa, o banco manteve a recomendação de compra, fixando o preço-alvo em US$ 22 por ação.

Via InfoMoney

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.