Substack recebe US$ 100 milhões e se transforma em rede social

Substack angaria US$ 100 milhões e agora é avaliada em US$ 1 bilhão, buscando competir no mercado de redes sociais.
23/07/2025 às 15:21 | Atualizado há 3 dias
Substack como rede social
Substack é avaliada em US$ 1,1 bi, destacando seu crescimento no mercado de newsletters. (Imagem/Reprodução: Braziljournal)

A Substack como rede social acaba de alcançar um novo patamar, com uma avaliação de mercado que ultrapassa US$ 1 bilhão. Originalmente uma plataforma de assinatura de newsletters para escritores independentes, a Substack está expandindo seus horizontes e se transformando em uma verdadeira rede social.

Essa transformação é impulsionada por uma nova rodada de investimentos da Série C, que injetou US$ 100 milhões na empresa. A rodada foi liderada pelas firmas de investimento BOND e The Chernin Group, com participação da Andreessen Horowitz, Rich Paul (fundador do Klutch Sports Group) e Jens Grede (cofundador da SKIMS).

Com a injeção de capital, Mood Rowghani, da BOND, integrará o conselho da Substack. Os cofundadores Chris Best, Hamish McKenzie e Jairaj Sethi afirmaram que o foco será no aprimoramento do aplicativo da plataforma, buscando reconectar o público com seus criadores favoritos.

Apesar das críticas iniciais aos modelos de receita baseados em publicidade, os fundadores reconhecem que o crescimento da empresa passa pela incorporação de elementos de redes sociais, mas garantem que não irão replicar os modelos que consideram problemáticos.

No início deste ano, a Substack já havia demonstrado seu compromisso com a expansão ao lançar um fundo de US$ 20 milhões para incentivar criadores de conteúdo do TikTok e outras plataformas a migrarem para o seu ecossistema.

Fundada em 2017, a Substack iniciou suas operações com um modelo de negócios direto: os usuários pagavam para ter acesso às newsletters dos criadores na plataforma, e a empresa retinha 10% desse valor como comissão.

Desde então, a empresa não apenas captou um total de US$ 200 milhões, mas também expandiu significativamente sua oferta de serviços, incluindo podcasts, vídeos e um aplicativo interativo onde usuários podem criar perfis e se conectar com criadores em tempo real.

A Substack reportou ter ultrapassado a marca de 5 milhões de assinaturas pagas este ano, um aumento considerável em relação aos 2 milhões registrados em 2023. Atualmente, mais de 50 criadores na plataforma estão auferindo mais de US$ 1 milhão por ano. Nomes como o jornalista Jim Acosta, o economista Paul Krugman e o escritor George Saunders fazem parte da comunidade de criadores da Substack.

Via Brazil Journal

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.