As vendas da Tesla na Europa continuam em declínio, afetadas pela forte concorrência da BYD e reações ao CEO Elon Musk. Em agosto, a empresa teve uma queda significativa na França, com -47,3% nas vendas, enquanto o mercado automotivo geral cresceu 2,2%. A competição acirrada fez a Tesla perder participação, enquanto sua rival BYD se destacou com crescimentos expressivos.
Em Portugal, as vendas da Tesla apresentaram uma leve recuperação, com aumento de 28,7% nas vendas, contrastando com a queda dramática em outros mercados, como a Suécia, onde a marca teve uma redução superior a 84%. Apesar dos desafios, a Noruega se destacou com um crescimento de 21,3% nas vendas da Tesla, embora a BYD tenha ultrapassado esse resultado com um aumento de 218%.
A Tesla atribui a queda nas vendas a uma transição de produção para uma nova versão do Model Y, enquanto a redução de preços em 2023 também impactou o mercado de usados. O analista Matthias Schmidt observou que a postura otimista de Musk contrasta com os desafios reais enfrentados pela empresa na Europa, onde a concorrência tradicional e nova vem crescendo rapidamente.
As vendas da Tesla na Europa enfrentaram um cenário desafiador em agosto, impactadas pela crescente competição da chinesa BYD e reações adversas ao CEO Elon Musk. Apesar da tendência de queda em diversos mercados, Noruega, Espanha e Portugal se destacaram ao registrar um desempenho positivo para a montadora.
A Tesla, com uma linha de carros relativamente enxuta e sem grandes lançamentos desde o Model Y em 2020, vê seus concorrentes, especialmente os chineses e as montadoras tradicionais, expandirem suas ofertas com novos modelos no mercado.
Na França, os registros de novos veículos Tesla tiveram uma queda expressiva de 47,3% em agosto, contrastando com o crescimento de 2,2% do mercado automotivo geral.
Na Suécia, um mercado de veículos elétricos estável com um crescimento geral de 6%, a Tesla enfrentou uma queda ainda maior, com seus registros diminuindo mais de 84%. Dinamarca, Holanda e Itália também registraram quedas de 42%, 50% e 4,4%, respectivamente.
A Noruega, um mercado estratégico para a Tesla com alta penetração de veículos elétricos, apresentou um aumento de 21,3% nos registros da marca. No entanto, a BYD superou esse desempenho com um aumento de 218% em seus registros.
Após sete meses de declínio, os registros de vendas da Tesla em Portugal tiveram um aumento de 28,7% em agosto. Na Espanha, impulsionadas por subsídios para veículos elétricos de até 7.000 euros, as vendas da Tesla aumentaram 161%, totalizando 1.435 carros, em comparação com 549 em agosto de 2024. A BYD, no entanto, apresentou um crescimento superior, com um aumento de mais de 400%, alcançando 1.827 carros.
No acumulado do ano, as vendas da BYD na Espanha registraram um aumento impressionante de 675%, totalizando 14.181 carros, enquanto as vendas da Tesla cresceram 11,6%, atingindo 9.303 veículos.
Matthias Schmidt, analista de mercado automotivo europeu da Schmidt Automotive, atribui os resultados da Tesla a um ambiente de mercado mais competitivo. Segundo Schmidt, a postura de Elon Musk durante uma reunião com investidores em julho, quando minimizou os problemas de volume da Tesla no mercado europeu, contrastou com a realidade da queda na participação de mercado da empresa na Europa Ocidental.
Representantes da Tesla na Europa já haviam justificado a queda nas vendas como um reflexo da transição da produção para uma versão renovada do Model Y, que foi o carro mais vendido na Europa em 2023.
Paralelamente, as reduções de preços implementadas pela Tesla em 2023 impactaram o mercado de veículos usados da marca. A Marketcheck, que coleta dados de veículos usados no Reino Unido, registrou um aumento de 270% nas vendas de Teslas usados em julho, enquanto o preço médio de um Model Y usado atingiu uma nova mínima, com uma queda de 41% em dois anos.
Via Money Times