A tl;dv, plataforma alemã para gravação, transcrição e resumo de reuniões, chega ao tl;dv Brasil. Com mais de 2 milhões de usuários e 16 mil clientes globais, a empresa mira o Brasil como mercado estratégico. A startup já opera com lucro e planeja quadruplicar sua base de clientes brasileiros em 12 meses.
Com o Brasil como seu principal mercado, à frente de Japão e Estados Unidos, a tl;dv já conquistou mais de 5 mil clientes no país. A empresa nomeou Rodrigo Stoqui, especialista em crescimento, desenvolvimento de negócios e sucesso do cliente, como country manager para o tl;dv Brasil. Stoqui possui experiência em empresas como Pipedrive e Cielo.
A tl;dv visa otimizar o tempo em reuniões e impulsionar o trabalho assíncrono. Integrada a mais de 6 mil plataformas, incluindo Google Meet, Zoom e Microsoft Teams, já economizou 19,2 milhões de minutos em reuniões globalmente. A plataforma suporta mais de 30 idiomas, incluindo o português. A tl;dv foi fundada em 2020 por Raphael Allstadt, Carlo Thissen e Allan Bettarel.
Para fortalecer sua presença no tl;dv Brasil, a empresa investe em equipe local para vendas, customer success e onboarding. A tl;dv participará de eventos nacionais e buscará parcerias estratégicas. Um dos desafios é adaptar a comunicação da tl;dv à cultura brasileira. A empresa busca integrar-se a plataformas locais como Ploomes, Moskit, RD Station e Agendor.
A expansão para outros países da América Latina está nos planos da tl;dv. Com clientes no México, Chile, Peru, Colômbia e Argentina, a empresa pretende dobrar sua presença na região em um ano, organicamente e com parceiros locais. A compatibilidade da plataforma com os idiomas da região facilita essa expansão. A estratégia inclui a busca por parceiros locais fortes. A tl;dv avaliará a necessidade de country managers conforme o crescimento na região.
Rodrigo Stoqui destaca a importância da localização para o tl;dv Brasil e a integração com plataformas locais. Ele vê grande potencial na inteligência artificial para otimizar reuniões e compartilhamento de conhecimento. A tl;dv aposta em comunicação leve e descontraída, com influenciadores e afiliados, para se conectar com o público brasileiro.
A tl;dv busca consolidar sua operação no Brasil nos próximos meses, antes de expandir para outros países da América Latina. A empresa prevê dobrar de tamanho nos próximos 12 meses, tanto de forma orgânica como por meio de parcerias. Aumentar o número de clientes não significa, necessariamente, ter um country manager em cada país. Uma possibilidade é ter um profissional para os países de língua espanhola. A decisão dependerá do alcance das metas.
Via Startups