Uruk Capital combina venture studio e crédito para impulsionar fintechs

Uruk Capital une venture studio e crédito para acelerar o crescimento de fintechs no mercado brasileiro. Saiba como funciona.
05/05/2025 às 11:32 | Atualizado há 3 meses
Venture studio e crédito
André Pina lança nova aposta com R$15 mi para impulsionar fintechs e acesso a capital. (Imagem/Reprodução: Infomoney)

No dinâmico cenário das *fintechs*, startups em fase inicial frequentemente enfrentam desafios para equilibrar o financiamento de suas operações e a oferta de crédito aos clientes. André Pina, que traz consigo a bagagem de ter atuado no Citi e HSBC e liderado a área de token capital markets da Liqi, propõe uma solução: incubar essas *fintechs* em um modelo que garanta acesso imediato ao crédito. Essa é a base da **Venture studio e crédito** da Uruk Capital, combinando suporte operacional desde a concepção do negócio com aporte direto em carteiras de crédito.

A Uruk Capital surge como uma nova abordagem, unindo o conceito de venture studio com investimentos em crédito estruturado. O objetivo é impulsionar as *fintechs*, permitindo que ofereçam produtos aos seus clientes sem comprometer o capital destinado ao desenvolvimento tecnológico, contratações, marketing e outras despesas operacionais. Pina enfatiza que o modelo da Uruk Capital permite incubar, escalar e acelerar negócios desde a ideação até a validação de mercado.

Diferentemente de um venture studio tradicional, que cria e desenvolve startups do zero, a Uruk Capital adapta essa abordagem para priorizar o apoio a empreendedores que já possuem ou desejam oferecer soluções financeiras. A empresa busca trabalhar separando as frentes, alocando equity para o crescimento da empresa e direcionando capital de crédito, inicialmente via FIDC próprio, para viabilizar as operações de financiamento. Além disso, a Uruk Capital pretende facilitar o acesso a fontes de capital mais sofisticadas, conectando as *fintechs* ao mercado financeiro institucional.

A Uruk Capital inicia suas atividades com uma captação de R$ 15 milhões, liderada por Dario Tanure e Marcelo Macedo, executivos da Reag Investimentos. Além de André Pina, a equipe de fundadores conta com Luca de Castilho Muñoz, economista com experiência em projetos de crédito para empresas como iFood, Vivo e Cielo. A Uruk Capital afirma ter em sua carteira quatro projetos nos setores de e-commerce, saúde, *fintech* B2B e mobilidade, com operações no Brasil e na América Latina.

A empresa também estruturou um programa de fellowship com líderes em venture capital, fundadores de unicórnios e especialistas em M&A, visando fortalecer sua rede de contatos. Com presença inicial no Brasil e nos EUA, a Uruk Capital está em negociação para estabelecer parcerias na Europa, Oriente Médio e Ásia.

A combinação de venture studio e crédito estruturado representa uma abordagem inovadora para impulsionar o crescimento de *fintechs* em estágio inicial. Ao fornecer tanto suporte operacional quanto acesso facilitado a crédito, a Uruk Capital busca criar um ambiente propício para o desenvolvimento e a validação de novos negócios no setor financeiro.

Via InfoMoney

Artigos colaborativos escritos por redatores e editores do portal Vitória Agora.