A Vacinação contra gripe ES começou nesta segunda-feira (7). A campanha de imunização contra a influenza tem como foco os grupos prioritários. Mais de 700 salas de vacinação estão disponíveis no estado. O evento de lançamento ocorreu na sede da Secretaria da Saúde (Sesa), em Vitória.
Público-alvo da Vacinação contra gripe ES
A vacina está disponível para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, incluindo crianças indígenas até 9 anos, podem se vacinar. Gestantes, puérperas e idosos acima de 60 anos também fazem parte do grupo prioritário. Indígenas, pessoas com deficiência e a população em situação de rua devem se imunizar. Portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores também estão incluídos. A campanha abrange ainda caminhoneiros, rodoviários, portuários e profissionais das Forças Armadas, Segurança Pública e salvamento, além de pessoas privadas de liberdade.
Disponibilização e Aplicação da Vacinação contra gripe ES
Os grupos prioritários podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para receber a vacina. O agendamento on-line está disponível em alguns municípios. São mais de 700 salas de vacinação abertas em todo o Espírito Santo. A meta é aplicar 1,7 milhão de doses da vacina trivalente. Esta vacina protege contra três cepas do vírus influenza. O Espírito Santo já recebeu 408 mil doses, que estão sendo distribuídas aos municípios.
Governador e Secretários destacam a Importância da Vacinação contra gripe ES
O governador Renato Casagrande participou do “Dia V de Vacinação”, onde cerca de 300 pessoas foram imunizadas. Casagrande ressaltou a importância da vacinação, especialmente para idosos, crianças e gestantes. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, espera superar a cobertura vacinal de 69% do ano passado. Ele incentiva a população a procurar as unidades de saúde o quanto antes. O secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, agradeceu aos profissionais do SUS e mencionou os investimentos na rede estadual, com obras em andamento em diversos hospitais.
A campanha segue nos próximos meses, visando reduzir complicações respiratórias durante o outono e o inverno.
Via ES 360